Sexta-feira, 18 de Setembro de 2020 - 18h05

Fontes do IPAM participam de programa na TV Alesp

A presidente do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), Tânia Mara Ahualli, e a 2ª vice-presidente Hertha Helena Rollemberg Padilha de Oliveira, fontes da instituição atendida pela Convergência, participaram do programa Ideias e Debates da TV Alesp.

O programa teve como tema a mudança de identidade por questão sexual, especificando quais as decisões judiciais que garantem hoje o direito à pessoa que queira mudar de nome.

A juíza Tânia Mara Ahualli explicou que há 15 anos, os processos para mudança de nome e sexo eram complicados pois era necessário um laudo psicológico dizendo que a pessoa sofria com o sexo biológico e que ela precisava mudar para que se sentisse bem e feliz. Muitas vezes se exigia que a pessoa tivesse feito a cirurgia para a modificação física.

“Os processos eram demorados, sempre judiciais, e demandavam uma exposição muito grande a pessoa que estava pedindo. Então tinha de entrar na intimidade dela, tinha que se expor, ela tinha de se submeter a vários testes para conseguir a mudança de nome. A sociedade evoluiu, esse tema começou a ser visto como algo da dignidade da pessoa humana e hoje nós estamos com a questão resolvida de uma forma muito simples. A pessoa chega, se declara como optante de outro sexo e muda seu nome administrativamente”, contou.

Assista o programa na íntegra.

compartilhe: