Helibras avança em acordo com governo
Veículo: Diário do Comércio
Data de publicação: 01.04.2014
Fabricante compensa mais 61 milhões de euros ao país; medida é prevista em contrato de venda de 50 aeronaves
A Helicópteros do Brasil S/A (Helibras), instalada em Itajubá, no Sul de Minas, avança na compensação prevista no contrato de fornecimento de 50 aeronaves para o governo brasileiro. A empresa recebeu um Termo de Reconhecimento de Créditos de Cooperação Industrial emitido pelo Ministério da Defesa por meio do Comando da Aeronáutica e da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate (Copac), no valor de 61 milhões de euros.
No total, o consórcio Helibras/Airbus Helicopters terá que compensar o país em 1,9 bilhão de euros, mesmo valor do contrato, através de investimento, transferência de tecnologia, know-how e geração de empregos. Isso está previsto no Acordo de Compensação e Cooperação Industrial estabelecido a partir do programa de produção no Brasil do helicóptero EC725.
O diretor de Inovação da Helibras, Vitor Coutinho, explica que este modelo, denominado offset, é tradicionalmente utilizado pelas Forças Armadas na aquisição de equipamentos. "A forma mais simples de offset é o escambo", diz. Segundo ele, a primeira compra de caça realizada pelo Brasil previa a compensação por meio da compra de algodão produzido no país.
A compensação é reconhecida pelo Copac, que emite o reconhecimento do crédito. De acordo com o diretor, a companhia já compensou cerca de 452 milhões de euros do acordo.
O último termo emitido compreende três marcos do programa. O primeiro é relativo à aprovação da construção do novo hangar da Helibras, que contou com empresas nacionais para o projeto e para a realização e finalização da obra. O segundo refere-se ao processo de qualificação e aceitação operacional das novas instalações.
Além disso a Copac reconheceu a criação de um curso para a formação de mecânicos aeronáuticos visando à capacitação profissional da comunidade local de baixa renda, o qual foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em janeiro de 2009 e tem a formatura de sua primeira turma prevista para dezembro de 2014.
Em 2013, a empresa já havia obtido reconhecimento de 126 milhões de euros pelo cumprimento de outras etapas do acordo. Entre os projetos aprovados pela coordenação do Ministério da Defesa, está a criação do Centro de Engenharia da Helibras.
Acesse a matéria neste link.
Todos os direitos reservados.