EADS eleva previsão de lucro com aumento de pedidos da Airbus
Veículo: DCI
Data de publicação: 01.08.2011
A EADS, cuja unidade Airbus superou até agora neste ano a rival Boeing na batalha de encomendas de aviões, previu aumento do lucro operacional em 2012, conforme o crescimento da demanda por aeronaves. Segundo a empresa, a Airbus vai vender mais de mil aviões este ano, apoiada na decisão de atualizar a família de jatos A-320 para tecnologias que consomem menos combustível e que
deram à empresa liderança sobre a Boeing no segmento. - O grupo publicou resultados de segundo trimestre acima do esperado pelo mercado na última sexta-feira, assim como fez a Boeing dois dias antes, e elevou a meta de fluxo de caixa livre para o ano para cerca de 1 bilhão de euros (US$ 1,44 bilhão), sem levar em conta os gastos com aquisições.
A companhia afirmou esperar que o lucro operacional em 2011 antes de eventos não recorrentes, fique estável em cerca de 1,3 bilhão de euros. Mas, para 2012, o grupo espera uma "significativa melhora" no lucro antes de juros e impostos e eventos não recorrentes, graças a "maior volume, melhores preços e melhoria na performance do superjumbo A-380". A EADS gera cerca de 70 por cento de suas vendas com a divisão da Airbus, e o restante com a
venda de helicópteros e as áreas espacial e de defesa. O grupo informou que o lucro antes de juros e impostos (Ebit) subiu 15%, atingindo os 371 milhões de euros de abril a junho, com as vendas avançando 6% para um montante de 12,1 bilhões de euros. A fabricante informou ainda que espera que a Airbus entregue entre 520 e 530 aviões este ano, incluindo 25 do modelo A-380, ajudando a empresa a superar a receita do ano passado. Nesta semana, a Boeing anunciou uma diminuição em sua perspectiva de entregas, que baixou para entre 485 e 495 aviões.
Aquisição
Recentemente, a Airbus europeia informou acordo para compra da Metron Aviation, empresa com sede nos EUA, dedicada à otimização da gestão do tráfego aéreo. O negócio, cujo valor não foi revelado, está sujeito a aprovação dos órgãos reguladores. No início de 2011 foi inaugurada a Airbus ProSky, subsidiária dedicada ao desenvolvimento de sistemas avançados de gestão do tráfego aéreo, entre eles o europeu Single European Sky ATM Research e o americano NextGen. Com os novos programas, a Airbus pretende fazer rotas mais diretas e, como consequência, economizar combustível e reduzir as emissões.
Acesse a matéria neste link.
Todos os direitos reservados.