Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011 - 11h06

Aérea brasileira quer usar biocombustível até 2014

Veículo: Portal Terra

Data da publicação: 19.12.2011

A necessidade de encontrar um combustível que dê conta do transporte e amenize os impactos ambientais vem aumentando a procura por combustível renovável para o setor de aviação. A TAM Linhas Aéreas quer chegar a 2014 em condições de abastecer suas aeronaves só com biocombustível.

Para isso, a empresa investe em parceria com a JETBIO, Air BP, Airbus, Rio Pardo Bioenergia, além de potenciais refinarias, empresas de engenharia e a Universidade de Yale. O objetivo é avaliar o uso do pinhão-manso na produção de biocombustível.

O estudo conta com cultivo da planta em São Carlos, interior de São Paulo. Originária da Índia, suas variedades são testadas para verificar quais são mais produtivas. Os tipos escolhidos no processo de seleção vão passar a ser cultivados.

Esta não é a primeira vez que a TAM investe em energia renovável. Em 2010 a empresa utilizou uma mistura de combustível com 50% de querosene de pinhão manso e 50% convencional.

Segundo o gerente de Energia da empresa aérea, Paulus Figueiredo, ainda são necessários testes para comprovar a sustentabilidade e viabilidade comercial do bioquerosene.

Figueiredo também diz que além do pinhão-manso, outras sementes devem ver analisadas para o cumprimento das metas internacionais no que se refere à substituição de combustível fóssil por outro renovável.

 

Acesse a matéria neste link

compartilhe: