Helicóptero 'popular' ganha itens de luxo usados pela presidente Dilma
EC 130 T2, mais novo membro da família Esquilo, foi montado na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG)

Veículo: UOL Economia
Data da publicação: 10.09.2013
O helicóptero EC130 T2 é o mais novo membro da família Esquilo, a mais popular do mundo. Apesar de manter praticamente a mesma fuselagem, o novo Esquilo teve cerca de 70% da estrutura interna modificada. A aeronave é avaliada em US$ 3,9 milhões (cerca de R$ 9 milhões).
Entre os detalhes que mais chamam atenção de quem voa no helicóptero está um sistema antivibração que diminui em até 90% a trepidação durante o voo. O esquema é o mesmo utilizado no modelo mais poderoso da Helibras, o EC725, helicóptero utilizado pela presidente Dilma Rousseff.
O Esquilo é famoso por ser muito utilizado pelas polícias em todo o país, além de ser um dos preferidos para a aviação executiva.
O novo modelo ficou mais leve, moderno e luxuoso que a versão anterior (EC130 B4). O EC130 T2 consegue voar por até quatro horas. Viagens de São Paulo ao Rio de Janeiro ou a Belo Horizonte são possíveis sem nenhuma parada para abastecimento.
O EC130 T2 possui um novo sistema digital de ar-condicionado que permite uma maior precisão para a regulagem de temperatura dentro do helicóptero, além de novo sistema eletrônico de desembaçamento. A aeronave tem capacidade para levar até oito pessoas.
Lançado no ano passado pela francesa Eurocopter, o modelo foi montado na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG).
Acesse a matéria neste link.
Todos os direitos reservados.