Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012 - 11h00

Proteja sua pele durante o verão

Os cuidados importantes para manter a saúde nos dias mais quentes

Veículo: Revista W Run

Data da publicação: 20.01.2012

A maioria das pessoas conhece bem a importância de se proteger dos raios solares, no entanto apenas 31% delas tomam os cuidados necessários, de acordo com dados obtidos durante a Campanha Nacional de Prevenção contra o Câncer da Pele, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Durante o verão, a radiação solar é muito mais intensa, o que exige aplicação do protetor, seja durante longos períodos de exposição ao sol como no dia a dia de trabalho”, explica Selma Cernea, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo.

No geral, o recomendado é optar por uma loção cremosa para o corpo e, para o rosto, escolher um produto específico para o seu tipo de pele. Mulheres com a pele mais seca devem privilegiar fórmulas em creme, enquanto quem possui pele oleosa se adapta melhor a versões em gel ou loção. “É preciso passar várias vezes o protetor, mesmo em dias nublados. Também é necessário se proteger com roupas, bonés e óculos de sol. Essa atenção deve ser redobrada caso a pessoa tenha a pele muito sensível ou branca”, ressalta a dermatologista Bhertha Tamura, coordenadora do setor de dermatologia da Secretaria de Estado da Saúde.

Fator certo de proteção – “A proteção proporcionada pelo FPS 15, 30 e 60 corresponde, respectivamente, a 93,3%, 96,7% e 98,3%. Então, o mais indicado é fazer aplicação correta do FPS 30. Essa opção pode oferecer melhores resultados do que o uso da opção mínima – FPS 15 – ou a má aplicação do FPS 60”, orienta Selma.

Os produtos com FPS 30 costumam ter efeito durante duas a três horas. Porém, em situações de transpiração excessiva ou imersão na água é importante passar o protetor com mais frequência.

Veja algumas dicas para garantir a saúde da pele durante os dias mais quentes:

* Crie o hábito de usar filtro solar mesmo em dias nublados.
* Escolha produtos específicos para o seu tipo de pele.
* Passe o protetor solar pelo menos 20min antes de se expor ao sol.
* Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h.
* Não use receitas caseiras para tratar queimaduras na pele. Em casos leves, você pode aliviar as regiões queimadas com compressas de água fria ou aplicando loções calmantes. Porém, em casos mais graves, deve-se consultar um médico.
* Não se esqueça de utilizar hidratantes corporais regularmente, em especial após banhos demorados ou muito quentes, quando a pele costuma ressecar com mais facilidade.
* Vista roupas adequadas, que permitam a respiração da pele e não abra mão de bonés ou chapéus.
* Consuma preferencialmente alimentos leves e mantenha-se bem hidratada.

 

Acesse a matéria neste link

compartilhe: