Sábado, 16 de Abril de 2011 - 10h34

Tesouros da beleza, cosméticos são feitos de caviar e até de ouro

Preço desses produtos de luxo pode atingir altas cifras. Alguns especialistas dizem que os efeitos valem a pena

Veículo: Veja.com

Data da publicação: 16.04.2011

Dizem que beleza não tem preço. Mas, verdade seja atualizada: tem, sim, e em alguns casos pode atingir altas cifras. Quem é que resiste a um pote de creme com um ingrediente raro? Ao apelo de uma fórmula aditivada com o que há de mais exclusivo na natureza? Principalmente se junto vier a perspectiva de parecer maravilhosa praticamente da noite para o dia.

Além da atração inicial, provocada pela embalagem — sofisticada, como convém a um produto premium —, a composição de um cosmético de luxo reúne um coquetel de materiais nobres, como ouro e pérola, ou raros, como uma flor imortal e uma alga poderosa. Milhões de dólares são gastos anualmente pelas empresas nessa corrida pelo desenvolvimento de alquimias com a promessa da fórmula da juventude.

Mas será que esses elementos tão nobres valem o investimento? Os experts asseguram que sim. “O caviar contém vitelline, substância rica em fosfolipídeos e proteínas, que forma uma barreira epidérmica, mantendo a membrana celular íntegra, hidratada”, explica o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. Na visão de uma de suas colegas de especialidade, Bianca Gastaldi, as ovas de peixe também são um baita diferencial: “O caviar é utilizado por médicos em fórmulas de manipulação há algum tempo", diz ela. "Tem suas propriedades hidratantes e firmadoras comprovadas.”

A engenheira química e cosmetóloga Sonia Corazza ressalta os benefícios da alga negra. “Como vive em condições bastante inóspitas, ela acumula uma alta concentração de oligoelementos, essenciais para o metabolismo celular. Sensorialmente, o resultado do uso desse elemento na pele é uma aparência luminosa, com textura aveludada e um aspecto homogêneo”, diz a especialista.

No entanto, para o dermatologista Sérgio Schalka, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo, no universo científico nem tudo que reluz é ouro. “Alguns produtos ainda carecem de maior comprovação quanto a seus efeitos", diz. Ele explica que muitos desses ativos demonstraram bons resultados em laboratório, mas ainda precisam de mais testes clínicos.

Ações como a hidratação de pele e cabelos, assim como a luminosidade da pele, são mais fáceis de obter, ressalva Schalka. Para quem não mede esforços (ou cifrões) para cuidar do bem que considera mais valioso — a beleza —, garimpamos alguns lançamentos preciosos.

 

Acesse a matéria neste link

compartilhe: