Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025 - 16h49

Semesp participa de audiências estratégicas em Brasília

Encontros reforçam o diálogo institucional da entidade com o Governo em temas como EAD, Enade, regulamentação e programas de financiamento

A cúpula executiva do Semesp cumpriu, nesta terça, 2/12, uma série de audiências em Brasília junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres)/Ministério da Educação (MEC), ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e outras autoridades. As agendas reforçam o diálogo institucional da entidade com o governo federal em temas centrais para o ensino superior, incluindo a Educação a Distância, Enade, regulamentação de cursos e programas de financiamento estudantil.

Na manhã desta terça-feira (2), a presidente do Semesp, Lúcia Maria Teixeira, o diretor executivo, Rodrigo Capelato, o diretor de Inovação e Redes de Cooperação, Fábio Reis, a Diretora Jurídica, Raquel Carmona, e a coordenadora do Observatório do EAD, Luciana Machado, participaram de reunião com a Secretária da Seres, Marta Abramo, e o diretor da DIREG (Diretoria de Regulação da Educação Superior), Daniel Ximenes. Durante a audiência, o Semesp apresentou, via pelo Observatório do EAD, o relatório EAD na prática: implementando novos referências de qualidade, resultado de um workshop realizado pelo Semesp em outubro. 

À tarde, a comitiva do Semesp teve uma reunião com o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) para apresentar propostas referentes ao PROIES (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior), criado em 2012, mas atualmente sem abertura para adesões. O objetivo da reunião foi detalhar os pilares do programa, seus potenciais impactos e discutir as formas pelas quais ele pode contribuir para o avanço da educação em nosso país. Participaram da audiência a presidente do Semesp, Lúcia Maria Teixeira, o diretor executivo, Rodrigo Capelato, e a Diretora Jurídica, Raquel Carmona.

“Este programa representa uma iniciativa de grande relevância para o setor educacional, buscando promover a reestruturação e o fortalecimento das IES, o que se traduz em benefícios diretos para a sociedade, como a melhoria da qualidade do ensino, a ampliação do acesso e a inovação pedagógica. Acreditamos que o PROIES é uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios atuais e futuros da educação superior no Brasil”, defendeu Lúcia Teixeira durante o encontro, que também contou com outras pautas, como Prouni, Fies e FGTS para a Educação.

Em outra audiência, a delegação do Semesp teve um encontro com o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Otávio Luiz. A conversa teve como foco os debates sobre a agenda 2026 do CNE e as prioridades para o setor. Novamente, participaram da audiência a presidente do Semesp, Lúcia Maria Teixeira, o diretor executivo, Rodrigo Capelato, e a Diretora Jurídica, Raquel Carmona, além de representantes da consultoria jurídica da entidade.

Na última reunião desta terça (2), a comitiva do Semesp teve audiência com Rafael Furtado, Diretor de Política Regulatória da Seres/MEC, quando foi apresentada pesquisa que traz a percepção das IES sobre o arcabouço de governança pública da educação superior, que envolve regulação, avaliação institucional e supervisão do MEC.

Em uma audiência paralela, o diretor de Inovação e Redes de Cooperação, Fábio Reis, e a coordenadora do Observatório do EAD, Luciana Machado, participaram de reunião com Susi Mesquista Vargas, diretora Interina da DAES/Inep, e Patrício Pereira Marinho. coordenador-geral de Avaliação da Formação Médica, para discutir sobre a contribuição da Rede de EAD do Semesp para o questionário do Enade. Segundo Reis, a incorporação no questionário do estudante para o Enade sugestões elaboradas pela Rede demonstra a relevância de seus estudos.

compartilhe: