Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 - 16h59

IX Fórum STHEM Brasil premia 27 dos 594 trabalhos apresentados

Os premiados vão receber um certificado especial por inovação acadêmica diferenciada

O Consórcio STHEM Brasil premiou 27 trabalhos (10 artigos e 17 resumos expandidos) apresentados por 71 professores nas áreas de gestão, estratégias ativas de aprendizagem e ações junto à comunidade, durante os três dias do IX Fórum STHEM Brasil, que aconteceu de forma on-line de 12 a 14 de abril. O prêmio concedido aos docentes foi um certificado especial pela inovação acadêmica diferenciada dos 27 trabalhos, entre os 594 apresentados, sendo 81 artigos e 513 resumos expandidos.

Foram premiados 5 trabalhos na área de Ações junto à Comunidade, sendo 2 artigos e 3 resumos expandidos, nas subáreas: Ação de extensão Universitária , Curricularização da Extensão e Prestação de Serviço.

Artigo: Núcleo de prática jurídica de uma universidade: extensão com NPJotinha ciranda de livros para filhos de mães ou pai assistidos, das docentes Adelaide Costa Curvo, Ana Carolina de Gouvea Dantas Motta e Cintia Mariza do Amaral Moreira, da Universidade Santa Úrsula.

Artigo: Caminhos para a curricularização da extensão nos cursos da área da Saúde: experiência com o curso de fisioterapia, da docente Alessandra Madia Mantovani Fabri, do Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente.

Resumo expandido: Educação em saúde acerca do combate à pobreza menstrual: um relato de experiência, com as docentes Francisca Cadidja Ribeiro de Almeida, Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves Val, Marcelle Fialho Oliveira Alencar da Silva, Rayanne Teixeira Brito e Victória Régia Ferreira da Silva Ribeiro, da IEVASP.

Resumo expandido: O uso de estratégias lúdicas na orientação de saúde bucal para crianças especiais: um relato de experiência, com os docentes Daniela Araújo Veloso Popoff, Marisa de Matos Ferraz Pego e Rildo Siqueira Pêgo, da Unifipmoc.

Resumo expandido: Ação educativa sobre aleitamento materno para mães adolescentes, com as docentes Carolinne Kilcia Carvalho Sena e Juscélia Maria de Moura Feitosa Veras, da Uninovafapi.

Na área de Estratégias Ativas de Aprendizagem foram premiados 8 trabalhos, sendo 3 artigos e 5 resumos expandidos, nas subáreas: Utilização de Metodologias ativas; Avaliação da aprendizagem; Iniciação científica; Uso de recursos digitais na aplicação de metodologias ativas e Ações integradas entre o ensino superior e a educação básica.

Artigo: Objetivos de desenvolvimento sustentável na articulação de sequência didática para aprendizagem baseada em projetos, com os docentes Iara Lúcio Tescarollo, Márcio Cardoso Pinto, Rosa Fátima de Oliveira Rodrigues e Silvia Elisa Acedo Menin, da Universidade São Francisco (USF).

Artigo: Ferramenta para desenvolvimento de habilidades de desenho técnico e avaliação de um estudante com deficiência visual, com os docentes Guilherme Wolf Lebrao e Rafael Hauckewitz Todaro, do Instituto Mauá de Tecnologia.

Artigo: O uso de ferramentas digitais na avaliação por competências, com os docentes Fabiana Bartalini Von Der Osten, Joice de Oliveira Petrecca Tomaschitz e Luís César de Carli Turco, da PUC-PR.

Resumo expandido: Ensino, pesquisa e extensão: abordagem e reflexão da indissociabilidade destes pilares no curso de Medicina, com os docentes Giani Martins Garcia, Jaquelini Melo Soares, Maria Emilia de Oliveira e Patrícia Gonçalves da Motta, da Univaço.

Resumo expandido: DAP: descomplicando a pesquisa na formação médica, com as docentes Maria Luiza Rodrigues Defante, Renata Clementino Gontijo e Sayonara Nogueira de Souza, da Uniredentor.

Resumo expandido: Vivência da formação teórica – prática em auriculoterapia para prática médica, com os docentes Ana Maria Marinho Diniz, Cesar Augusto de Freitas e Rathke, Leila Alcina Correia Vaz Bustorff, Luisiane de Avila Silva e Sabrina Daniella Carneiro Braz, da FCN – Ciências Médicas da Paraíba.

Resumo expandido: ChatGPT e docência no ensino superior: reflexões, práticas e implicações sobre o ensinar, com os docentes Guilherme Silveira Simões, Miriã Ortiz Passos de Andrade, Raduan Krause Lopes e Rafael Ademir Oliveira de Andrade, da São Lucas PVH.

Resumo expandido: A criação de uma escaperoom com a temática de urgências pediátricas como ferramenta de ensino para um estudante de Medicina: relato de experiência, com os docentes Catarina Amorim Baccarini Pires e Lurdiano Costa Freitas, da Univaço.

Na área de Gestão foram premiados 14 trabalhos, sendo 5 artigos e 9 resumos expandidos, nas subáreas: Avaliação de Curso e Avaliação Institucional no cenário de inovação de estratégias; Formação de Professores; Impacto das Estratégias inovadoras sobre retenção, evasão e aprendizagem; Internacionalização; Mindset institucional; Planejamento Estratégico; Projeto Pedagógicos de Cursos (PPC); Sustentabilidade das IES e Transformação Digital da IES.

Artigo: Estratégias ativas de ensino-aprendizagem –  lentes pedagógicas sobre as trilhas percorridas no curso de Direito do Cesupa, com a docente Patrícia Rejane da Silva Uchôa, do Cesupa.

Artigo: Gerenciamento do tempo e saúde mental: um relato de experiência, com as docentes Brenda Gabriela Favretto da Silva e Clarice Donizete da Silva Santos, da Unidep.

Artigo: Contribuições da Psicologia positiva para o contexto de aprendizagem no ensino superior: questões relativas ao mercado de trabalho, com o docente Luis Felipe de Oliveira Fleury, da Unisuam.

Artigo: Transformação do currículo de um curso de graduação em Agronomia em atendimento às demandas do mercado de trabalho, com os docentes Fabricio Pelloso Piurcosky, Marcelo Henrique Savoldi Picoli, Rafael Zampar e Simone Correia Molina Favarão, do Integrado.

Artigo: Telhado verde como técnica compensatória em drenagem urbana, com as docentes Aparecida Silva Santos Carbone e Regina Maria Matos, da Unisal.

Resumo expandido: Simulação realística com docentes para a preparação da visita do MEC: uma prática exitosa, com as docentes Any Carolina Cardoso Guimarães Vasconcelos, Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves Val, Vanessa Meneses de Brito Campelo e Welitania de Morais Cortes Burgos, do Instituto Superior do Vale do Paraíba (IEVASP).

Resumo expandido: Inovação na formação de professores para elaboração de questões segundo o modelo do Enade: um relato de experiência, com os docentes Alba Maria Bomfim de França, Anacássia Fonseca de Lima, Cesar Henrique Cícero, Cristiano Vieira Montenegro e Cristine Maria Pereira Gusmão, da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).

Resumo expandido: Ação psicopedagógica antes e durante o momento de concentração para a prova de Osce: um relato de experiência, com os docentes Edleia Ribeiro dos Santos e João Paulo Costa Alves, da Faculdades de Ciências Médicas do Pará (Facimpa).

Resumo expandido: Quantitativo de mobilidade acadêmica internacional em instituição de ensino privada com apenas um curso de graduação em Medicina, com a docente Marileia Chaves Andrade, da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT).

Resumo expandido: Gestão da aprendizagem e a mudança de mindset:  o professor como gestor, com as docentes Marina de Oliveira Chiorlin e Roseany Maria Araújo de Almeida, da Faculdade Integrada Tirantes (FITS).

Resumo expandido: Barreiras de aprendizagem em grupo por meio de atitudes não desejadas em uma IES, com os docentes Clecy Alves de Vasconcelos Santos e Sérgio Ricardo Bezerra dos Santos, da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM)

Resumo expandido: Projeto Pedagógico de Curso: da elaboração a atualização, com a docente Maria de Oliveira Chiorlin, da Faculdade Integrada Tirantes (FITS).

Resumo expandido: Elementos essenciais para uma gestão de curso de graduação eficiente no setor privado de ensino, com o docente Silvio de Sá Batisa, da Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas (FASA).

Resumo expandido: Desenvolvimento de competências atitudinais: a tecnologia aliada aos processos educacionais, com os docentes Diogo Henrique Vianna e Inês Regina Waitz, do Unifeob.

compartilhe: