Quinta-feira, 20 de Abril de 2023 - 16h54

IX Fórum teve 262 trabalhos de ações à comunidade e estratégias ativas

Foram submetidos 712 trabalhos, que envolveram 1.924 professores, entre autores e coautores, tendo sido aprovados 636 trabalhos

Nesta sexta-feira (14), terceiro e último dia do IX Fórum STHEM Brasil de Inovação Acadêmica realizado pelo Consórcio STHEM Brasil, foram apresentados pelos docentes 262 trabalhos nas áreas de ações à comunidade e estratégias ativas de aprendizagem. Vale registrar que bem antes do evento acontecer foram submetidos 712 trabalhos, que envolveram 1.924 professores, entre autores e coautores, tendo sido aprovados 636 trabalhos de 1.759 professores.

Os trabalhos apresentados no dia de hoje detalharam ações junto à comunidade, como as que deram voz às diversas Marias do presídio de Lajeado, ou buscaram o resgate da identidade de idosos em asilos, e até de estudantes de Medicina na atualização de vacinação em crianças de comunidades carentes, ou campanhas para disseminação de informações a respeito da prevenção da sífilis congênita, ISTs, práticas odontológicas, entre outros.

O docente Frederico Marques Andrade, da UniFipMoc de Montes Claros (MG), apresentou o projeto “Proteção na dose certa: extensão curricular com crianças”, onde alunos de Medicina foram à comunidade para conscientizar e sensibilizar pais e filhos na atualização vacinal. “Na era da Covid tivemos ano passado uma preocupação de atualizar a vacinação de 50 crianças, com um trabalho de sensibilização para toda a comunidade. Esse trabalho proporcionou interações socioculturais, facilitando o aprendizado e a tomada de consciência dos processos de saúde-doença de nossos estudantes de Medicina no Programa Saúde da Família”, explicou Frederico.

No trabalho “Clínica ampliada: a importância do estágio extramuros para o curso de Odontologia”, que foi apresentado pela aluna do 10º período do curso, Thalyta Karller (foto), da ITPAC de Porto Velho, foi mostrada a importância do trabalho multidisciplinar dos alunos de Odontologia para cerca de 400 crianças em escolas de comunidades carentes, em conjunto com a UBS do Sistema Único de Saúde (SUS). “Saímos da teoria e fomos à prática, o que é fundamental para o nosso aprendizado. Fizemos interações com crianças para ensinar as melhores práticas de escovação dentária e pudemos aplicar tratamentos menos complexos. Todos os alunos participaram com 100% de prática e o resultado foi muito positivo”, contou a aluna.

Renato Passos, docente da Faculdade de Medicina de Itajubá, biólogo e infectologista, apresentou o projeto “Testagem e aconselhamento sobre infecções sexualmente transmissíveis a trabalhadores de um supermercado”. “Nem todas as pessoas têm disponibilidade de horário para ir até uma unidade de saúde, e muitos profissionais que trabalham em supermercados têm um turno longo e saem do trabalho 22 horas. Então nós fomos até o local de trabalho desses profissionais para explicar as ISTs e fazer exames. Os jovens usam pouco preservativos e não costumam procurar o SUS para fazer exames. Nós trabalhamos esse tema em saúde do trabalho, e como muitas pessoas têm dificuldades ou vergonha de fazer esse tipo de exame, arranjamos um local reservado e uma sala específica para testagem no supermecado, e a campanha ajudou muito esses trabalhadores. Já fomos chamados por uma empresa com 500 funcionários para fazer uma nova testagem”, concluiu.