Segunda-feira, 09 de Maio de 2022 - 13h00

Programa de Formação Docente terá 128 horas de encontros on-line e presenciais

Capacitação do STHEM Brasil será realizada com especialistas da Laspau/Harvard, Tec de Monterrey e Universidades do Arizona e Sul da Flórida

O Consórcio STHEM Brasil realizará sua 9ª edição da Semana de Formação Docente em sete etapas, nos meses de maio, junho, agosto, de junho a dezembro e março de 2023, reunindo especialistas internacionais em encontros on-line e presenciais. No total, serão 128 horas de capacitação docente.

A primeira etapa acontecerá a partir de 15 maio, assíncrona, na plataforma Canvas, com o tema “A prática e a ciência da aprendizagem”, ofertada pela Laspau/Harvard, e ministrado pela vice-reitora de continuidade instrucional e inovação da Faculdade de Belas Artes (COFA) da Universidade do Texas, Julie Schell.

De 16 a 18 de maio, das 9h às 12h, será realizada a segunda etapa, com o diretor de Inovação Digital da ASU University Design Institute, professor Dale Johnson. Ele desenvolverá com os docentes três temas (um em cada dia): desenho de cursos baseados em soft skills; como desenvolver o protótipo de uma aula com base em um desafio; e como preparar um curso hibrido. As aulas serão síncronas, via plataforma Zoom.

A terceira etapa será realizada em 3 de junho, em encontro síncrono via plataforma Zoom, no horário das 9h às 12h, sobre o tema “Formar e transcender: desafios da educação universitária”, com a diretora de Serviços Acadêmicos e Assuntos Estudantis do Instituto Tecnológico de Monterrey, Mónica Nieto.

No dia 23 de junho, das 9h às 13h, acontecerá a quarta etapa com o tema “Envolvendo o corpo docente no sucesso do aluno”, com a diretora da Academia de Advocacia da Universidade do Sul da Flórida, Leslie Tod, e com o professor associado e coordenador do curso de Doutorado em Administração do Ensino Superior da Universidade do Sul da Flórida, Thomas Miller. O encontro será síncrono via plataforma Zoom.

A quinta etapa, de 23 a 26 de agosto, acontecerá de duas formas nas quais o docente, e a instituição que representa, poderá optar em ser presencialmente e o dia todo na consorciada Eniac, de Guarulhos, em São Paulo ou ainda on-line. O encontro terá como tema “A arte de retroalimentar a aprendizagem em contextos híbridos”. Os docentes serão divididos em dois grupos, que assistirão a palestras das professoras do Instituto Tecnológico de Monterrey Hermila Gisela Loya Martínez, Deyra Charles Estrada e Myrna L. Álvarez Castillo.

De junho a dezembro, de forma assíncrona e realizada por meio da plataforma Canvas, acontecerá a sexta etapa, com a coordenação de especialistas da ASU, na qual os docentes serão autoguiados e terão atividades avaliativas ao trabalhar com o tema “Uma nova visão para um novo normal”, abordando a importância do pensamento empreendedor; o design de cursos HyFlex e o engajamento do estudante em cursos remotos e híbridos.

Na sétima etapa o docente terá a oportunidade de participar de 20 horas de capacitação durante a 9ª edição do Fórum STHEM Brasil, em março de 2023.

Sobre o STHEM Brasil - Nascido em 2014, o consórcio promove a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade e ser referência em inovação acadêmica para o avanço da educação brasileira. Ao longo de seus 8 anos, tornou-se uma sólida rede de cooperação acadêmica formada por 67 IES (57 privadas e 10 públicas) em 16 estados brasileiros, e uma em Coimbra (Portugal), com mais de 35 mil professores e cerca de 1,1 milhão de alunos.

 

Mais informações:

Ana Purchio
Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 99978-9787
ana.purchio@convergenciacom.net

compartilhe: