Terça-feira, 01 de Fevereiro de 2022 - 14h34

Conselheira do IPAM recebe prêmio por atuação em Justiça Restaurativa na OAB de Santo Amaro

Juíza Vanessa Vaitekunas Zapater agradeceu a todos e pediu união de forças entre prefeito, vereadores, empreendedores e comunidade

A coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa pela Cultura da Paz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e juíza da 1ª Vara de Família e Sucessões de Santo Amaro, Vanessa Vaitekunas Zapater, recebeu na noite desta segunda-feira (31), o Prêmio Destaque OAB Santo Amaro 2020-2021.

“Eu não poderia receber um prêmio como este sem agradecer ao trabalho da Justiça Restaurativa da OAB de Santo Amaro e aos vários profissionais que colocam todo amor no que fazem. A união é a essência da Justiça Restaurativa e precisamos juntar forças e trabalharmos juntos. Com a força do prefeito, dos vereadores, dos empreendedores e de toda a comunidade vamos expandir cada vez mais a Justiça Restaurativa”, disse.

A magistrada, que é também conselheira consultiva e fiscal do Instituto Paulista de Magistrados (IPAM) e colaboradora do Projeto Eu Tenho Voz, teve sua atuação reconhecida como representante do Judiciário nas ações de Justiça Restaurativa desenvolvidas em função do projeto interinstitucional, multidisciplinar e comunitário que surgiu em 2019, integrado também por representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público, das Diretorias de Ensino e da OAB Santo Amaro.

“Eu não estaria aqui recebendo essa premiação se não fosse a ajuda e união do Núcleo implementado no ano passado em Santo Amaro e que não mediu esforços em construir grandes parcerias. Agradeço a 3ª promotora de Justiça Cível de Santo Amaro Juliana de Sousa Andrade; a defensora pública Samanta Cristina Lopez de Souza Ramos; a diretora da Divisão Técnica DICEU-CS da Secretaria da Educação da Prefeitura de São Paulo, Maria Rosa Antunes dos Santos; e as facilitadoras Ana Lúcia Zacarias, Carmen Silvia Marcondes Ferraz, Ceci de Brito,  Márcia Gil Knobel, Maria Luiza Americano Magalhães,  Mara de Melo Faria,  Miriam Doris Lilienfeld e Silvana Dias”, finalizou.

O prêmio foi inserido na semana de comemoração dos 470 anos de aniversário do bairro de Santo Amaro, em São Paulo, comemorado no último dia 15 de janeiro e contou com as participações do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes e sua esposa Regina, da presidente da 102ª Seção da OAB de Santo Amaro, Lisandra Gonçalves, dos vereadores Marcelo Messias, Arnaldo Faria de Sá, Rodrigo Goulart e Rubinho Nunes, entre outras autoridades.

A premiação completa pode ser acompanhada no Canal You Tube, neste link: https://youtu.be/RnGCbATWFHE

Sobre o Núcleo de Justiça Restaurativa de Santo Amaro - Tem por objetivo propagar a cultura de paz na comunidade residente na zona sul da cidade de São Paulo, propiciar espaço de transformação de conflitos familiares, onde pessoas encontrem auxílio para recuperar o protagonismo na busca de reequilíbrio das relações familiares desgastadas e o fortalecimento comunitário a fim de que os conflitos familiares possam ser trabalhados pela comunidade diretamente envolvida, com o propósito de viabilizar respostas ajustadas às necessidades individuais das unidades familiares e a redução da litigiosidade, como resultado de longo prazo.

Por meio da metodologia dos círculos restaurativos, o núcleo apresenta às pessoas envolvidas em conflitos familiares um ambiente seguro e apto a viabilizar escuta ativa e humanizada dos diversos pontos de vista existentes no conflito, como meio para restabelecimento do diálogo entre as pessoas direta e indiretamente atingidas pela situação. Neste ambiente, as pessoas poderão desenvolver ou restabelecer relacionamento respeitoso e colaborativo, com fortalecimento das responsabilidades e construção corresponsável das regras de convivência e prevenção de reincidência dos mesmos conflitos.

O núcleo atua em duas frentes: dentro do fórum de Santo Amaro, onde atende casos específicos de conflitos familiares. A segunda frente, iniciada em junho de 2021, refere-se ao trabalho que vem sendo realizado junto à rede de educação. Formou-se parceria com a equipe Justiça em Círculo, em especial com as profissionais Cecília Assunção e Dora Petresky que passaram a compor grupo especializado dentro do Núcleo de Justiça Restaurativo de Santo Amaro, com a atividade direcionada à promoção da cultura de paz nas escolas.

O trabalho deve se estender ao longo dos próximos anos, tanto por força da dimensão da região sul, que abrange centenas de unidades educacionais, quanto pela delicadeza do tema, que vem sendo tratado com cuidado a fim de promover resultados mais duradouros.  

--

Ana Purchio
Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 99978-9787
ana.purchio@convergenciacom.net

compartilhe: