Quarta-feira, 07 de Abril de 2021 - 12h11

VII Fórum STHEM Brasil acontecerá de 8 a 10 de abril

Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa é o tema do evento que terá 7 workshops, 2 palestras e cerca de 180 trabalhos expostos

Será realizada de 8 a 10 de abril a 7ª edição do Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, com o tema: "Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa". O Fórum terá 7 workshops e 2 palestras, apresentados de forma virtual síncrona por meio da plataforma Zoom e pelo Canal do Youtube, além da disponibilização dos vídeos na plataforma Canvas.

Na abertura do evento, promovido com apoio da IMED - Complexo de Ensino Superior Meridional, da cidade de Passo Fundo (RS), a professora de Tecnologia de Aprendizagem e Comunicação da Open University - Institute of Educational Technology, Agnes Kukulska-Hulme, abordará novas formas de ensino, aprendizagem e avaliação, para orientar educadores e formuladores de políticas públicas.

"O Fórum é um momento de apresentação dos resultados acadêmicos do STHEM Brasil, no qual as 58 instituições consorciadas apresentam os avanços em seus processos de inovação realizados durante o ano anterior", diz o presidente do Consórcio STHEM Brasil, Fábio Garcia Reis.

No dia 8, das 9 horas às 12h30, acontecerão 7 workshosps simultâneos sobre os temas: "Planejar e educar para a compreensão: desenvolver e avaliar competências"; "Ferramentas Google para Educação"; "Aprendizagem Baseada em Projetos e Tecnologia Educacional"; "Trilhas de Aprendizagem para a Autonomia"; "Flipped Classroom"; "Gamificação na educação: elementos para a aprendizagem gamificada" e "Ensino híbrido e o caminho para uma aprendizagem autodirigida".

O encerramento, no dia 10, será com o Prof. Emilio Munaro, vice-presidente de Desenvolvimento Global & Comunicação do Instituto Ayrton Senna.

Também serão apresentados por professores das 58 IES consorciadas cerca de 31 cases sobre os temas: Gestão, Tecnologias e Educação e Ações junto à comunidade, no dia 8 das 15h40 às 17h30. E mais 152 trabalhos orais, nos dias 9 das 15h45 às 17h30, e 10 das 8h30 às 9h40, sobre 7 temas: 1. Implementação de experiências de estratégias ativas para aprendizagem (Peer Instruction, Project Based Learning, Problem Based Learning, Team Based Learning, Design; 2. Avaliação da aprendizagem com estratégias ativas, conhecimentos específicos e competências transversais; 3. Formação de professores em estratégias ativas de aprendizagem; 4. Gestão escolar voltada para o uso de estratégias ativas: Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógicos de Cursos (PPC); 5. Avaliação de intervenções pedagógicas institucionais usando estratégias inovadoras; Retenção, evasão e o impacto das estratégias inovadoras para a aprendizagem; Avaliação de Curso e Avaliação Institucional pelo MEC no cenário de inovação de estratégias. 6. Experiências de interação entre ensino superior e o ensino básico mediadas por estratégias ativas para a aprendizagem e 7. Iniciação científica e pesquisa em estratégias ativas para a aprendizagem.

Programação completa e mais informações em: http://www.sthembrasil.com/7forum/

Sobre o STHEM Brasil - Nascido em 2014, o consórcio promove a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade e ser referência em inovação acadêmica para o avanço da educação brasileira. Ao longo de seus 7 anos, tornou-se uma sólida rede de cooperação acadêmica formada por 58 IES (51 privadas e 6 públicas) em 14 estados brasileiros, e uma em Coimbra (Portugal), com mais de 15 mil professores e cerca de 800 mil alunos.

 

Mais informações e inscrições para participação dos jornalistas falar com:

Ana Purchio
Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 99978-9787
ana.purchio@convergenciacom.net

compartilhe: