Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2016 - 12h00

Caça ao Cubo encerra quinta edição no domingo de Natal com 85 mil pessoas envolvidas

Último cubo da gincana, o dourado, foi encontrado na noite de 25 de dezembro depois de um semana de caçada

A Caça ao Cubo do Conhecimento, gincana promovida pelo UniToledo na semana do Natal no interior de SP, encerrou a sua quinta edição com um novo recorde de participantes. Neste ano, 85 mil pessoas de Araçatuba, Birigui, Penápolis e Guararapes saíram às ruas desde o dia 18 de dezembro, quando a caçada teve início, até a noite do domingo de natal, 25/12, quando finalmente foi encontrado o cubo durado, o último e mais esperado cubo.

“Foi mais uma edição histórica, num ano especial, o do Cinquentenário do UniToledo. Passeamos pela História Medieval, aliando outras áreas do saber como matemática, química, física, ciências, literatura e linguística, além de resgatarmos os valores e as histórias das cidades de nossa região, nosso maior patrimônio. Enfim, milhares de pessoas se mobilizaram e descobriram que o conhecimento pode sim ser adquirido de forma divertida e ainda unir gerações cada vez mais diferentes”, comemora o reitor Bruno Toledo, do UniToledo.

Os sete cubos escondidos nas cidades premiaram os sete caçadores que desvendaram com agilidade as pistas divulgadas nas mídias sociais sempre a meia noite do dia da caçada. Cada cubo corresponde a um kit de prêmios com notebook, assinatura de revista, livros, cursos de idiomas e empreendedorismo, celular e até uma moto 0km.

Assista aos melhores momentos da Caça ao Cubo do Conhecimento 2016.

A gincana começou em Araçatuba com a versão Kids no dia 18 de dezembro. As 8h da manhã uma pista foi divulgada nas mídias sociais do UniToledo que, ao ser decifrada, levava os caçadores mirins ao endereço dos cubinhos. Foram 21 mini cubos espalhados pela cidade que equivaliam a vale compras em loja de brinquedo.

Já na madrugada de segunda-feira (19) a população não dormiu à espera da primeira pista equivalente ao CUBO 1 agora para os adultos. Divulgada a meia noite, pelas redes sociais, o médico e caçador Rafael Saad não demorou a desvendar o enigma e encontrar o cubo. Por volta das 3 da manhã, o objeto foi localizado por ele em um terreno margeado pelas ruas Mém de Sá e Elias Baracat.

O CUBO 2, escondido também em Araçatuba, não foi encontrado com tanta facilidade. Foram necessárias 3 pistas para que Luis Fernando de Souza Rosa entendesse o enigma e encontrasse o segundo cubo na madrugada do dia 22.

O CUBO 3 também não deu moleza aos caçadores de Penápolis. Breno da Costa Alves só encontrou o objeto depois de duas pistas divulgadas.

O CUBO 4, em Guararapes, teve sua primeira pista cancelada. Mesmo após o caçador Fernando Roberto da Silva ter localizado o objeto, um erro técnico na pista gerou dúvidas entre os participantes e um novo cubo foi disponibilizado na cidade. O novo cubo teve duas pistas divulgadas até que Celso A. Dona o encontrasse.

Em Birigui, o CUBO 5 foi encontrado em tempo recorde! Não demorou mais de 34 minutos para que o morador Valdeir Ruiz Barbosa decifrasse a pista.

O CUBO 6 voltou para Araçatuba com uma missão especial. Chamado de Cubo Solidário, além de garantir os prêmios para quem o encontrasse, o caçador poderia indicar três instituições beneficentes na região para receberem cinco toneladas de alimentos, uma reforma em um dos cômodos da instituição e mudas de árvores para cuidados com o meio ambiente. Danilo Vital Cavalcante foi o sortudo. As instituições indicadas por ele serão presenteadas no mês de janeiro.

Mas o mais esperado de todos os cubos era mesmo o sétimo, o CUBO Dourado. A primeira pista, divulgada a meia noite de 25 de dezembro, em meio às comemorações do Natal, levou para a rua milhares de pessoas em Araçatuba. E, por ser o último e mais importante, as pistas não foram nada fáceis. Somente depois das 21h do domingo, 25, e com 10 pistas divulgadas o objeto foi localizado pelo microempresário Thayron Douglas Pereira.

O caçador levou, entre o kit já citado, os prêmios exclusivos do cubo dourado que foram um carro 0km, uma bolsa de estudos para qualquer curso de graduação no UniToledo e uma viagem de intercâmbio de 1 mês para um país a escolha do vencedor.

A iniciativa, que surgiu de uma brincadeira realizada pelo reitor do Centro Universitário Toledo, Bruno Toledo, com sua família, desde 2010 passou a envolver toda a comunidade de Araçatuba e região.

O objetivo da gincana é promover a interação social, união e mostrar que o conhecimento pode ser adquirido de forma criativa, interessante e instigante, despertando a curiosidade e a solidariedade das pessoas. As pistas são formuladas de forma a levar os participantes a estudarem a história da cidade e dos locais onde os cubos poderiam estar, vinculando ainda conhecimentos de outros períodos históricos e diferentes áreas do saber. A cada ano, um novo tema é escolhido. Em 2016, foi história medieval.

 

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / natascha.ariceto@convergenciacom.net

compartilhe: