Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2016 - 14h49

UniToledo promove a 5ª edição da Caça ao Cubo do Conhecimento

Lançamento oficial aconteceu nessa quarta-feira (7). Iniciativa chega a reunir anualmente mais de 80 mil pessoas no interior de SP

Um Natal diferente, que começa no dia 18 de dezembro. Esse tem sido o cenário nas cidades de Araçatuba, Birigui, Penápolis e Guararapes, no interior de São Paulo. Anualmente, o Centro Universitário Toledo realiza uma grande gincana nesses municípios, chamada Caça ao Cubo do Conhecimento, que chegou a mobilizar mais de 80 mil pessoas nas últimas edições, em busca de prêmios, mostrando ainda que o conhecimento pode ser adquirido de forma criativa, interessante, instigante e despertar a curiosidade das pessoas e a paixão pelo saber.

Assista ao vídeo e veja a mobilização das cidades em 2015.  

A iniciativa surgiu de uma brincadeira do reitor Bruno Toledo ao idealizar uma caça a presentes entre a família. Logo o reitor decidiu transformar tal ideia em algo maior que ligasse o conhecimento, a tecnologia e as relações interpessoais.  Desde 2000 o projeto foi adotado pela UniToledo e passou a envolver toda a comunidade de Araçatuba e da região.

“A Caça ao Cubo do Conhecimento tem o poder de estimular as pessoas a buscar o novo, a resgatar valores, relacionamentos familiares e pessoais perdidos pelo tempo. A ideia do cubo não é só dar prêmios, não é só materialismo, mas é estimular as pessoas a estudar, a buscar coisas novas, novas culturas, unir-se, resgatar valores e, principalmente, por meio dos ganhadores dos Cubos Dourados, mudar a vida das pessoas por meio do ensino superior”, explica o Bruno Toledo.

 

Edição 2016

São 7 cubos espalhados pelas quatro cidades, cada um correspondente a diferentes prêmios, e para encontrá-los os participantes precisam desvendar os enigmas das pistas que são divulgadas à meia noite, a partir do dia 19 de dezembro, pelas redes sociais do UniToledo e do reitor Bruno Toledo. “As pistas são formuladas de forma a levar os participantes a estudarem a história da cidade e dos locais onde os cubos poderiam estar, vinculando ainda conhecimentos de outros períodos históricos e diferentes áreas do saber. Cada ano há um tema central. Em 2016, é história medieval”, conta o idealizador.

Entre os prêmios estão notebooks, iPhone, motos, livros, jantares, assinaturas de revista, cursos de inglês e empreendedorismo, além do prêmio final, o cubo dourado: uma bolsa de estudos para qualquer curso de graduação do Unitoledo, além de um carro 0km e um intercâmbio de quatro semanas.

Os detalhes da caçada 2016 foram divulgados em um live na página pessoal do Facebook do reitor Bruno Toledo na última quarta-feira, dia 07.

 

Como funciona

Do dia 18 a 25 de dezembro, o UniToledo divulga, à meia noite, uma pista correspondente a um cubo. A partir daí, os participantes devem desvendar o enigma para encontrar o endereço onde o cubo foi deixado.

Se o cubo não for encontrado em 24 horas, na noite seguinte, o Centro Universitário libera a segunda pista sobre este cubo e mais uma para o novo cubo.  Quando encontrado, o prêmio correspondente ao cubo é entregue de imediato ou no dia seguinte para o caçador vencedor.

 

Caça Kids

Uma versão kids acontece também mobiliza as crianças da cidade, de até 12 anos. As pistas para os 21 cubos da caçada Kids serão divulgadas no dia 18 de dezembro, às 8h. Os prêmios, também dedicados aos pequenos, são de vale compras em lojas de brinquedos.

 

União e solidariedade

Um dos cubos é o Cubo Solidário. O caçador ou caçadores que o encontrarem, além dos prêmios, terão o direito de indicar o nome de uma ou mais entidades filantrópicas que receberão prêmios especiais como cinco toneladas de alimentos para atender seus programas e a reforma de um ambiente da instituição.

Em meio às caçadas, histórias inusitadas e de solidariedade permeiam a brincadeira. Em uma das edições, uma dupla de jovens que tentava encontrar um cubo se deparou com um incêndio e interrompeu a caçada para ajudar os moradores da casa. Houve um caso, também, em que durante o percurso da caçada um jovem encontrou o pai que não via há mais de 20 anos.

“São essas histórias de união, solidariedade e de ajuda ao próximo que marcam a Caça ao Cubo, e que nos motivam a continuar todos os anos, mostrando que os maiores tesouros não são os de ouro ou prata e, sim, aquele que o tempo não corrói, como lembranças de tempos inesquecíveis passados ao lado de quem gostamos ou amamos, somados ao amor, à fé, à família, às amizades, ao espírito solidário e, por meio do conhecimento, cada participante conquista estes preciosos tesouros e muito mais”, destaca Bruno Toledo.

 

Sobre o UniToledo

O Centro Universitário Toledo surgiu em 1966, em Araçatuba, da visão futurista e do espírito empreendedor do pioneiro do ensino superior no Interior de São Paulo, Antônio Eufrásio de Toledo, que alavancou a educação na região, antes restrita apenas a algumas capitais brasileiras. Ao longo de 50 anos, a instituição passou por grandes transformações, acompanhando as mudanças tecnológicas e necessidades sociais e mercadológicas de Araçatuba e região. Empreendedores como Maurício Leite de Toledo e Antônio Afonso de Toledo deixaram contribuições marcantes no desenvolvimento e progresso do UniToledo, hoje administradas e reestruturadas pelo Reitor Bruno Toledo, a quarta geração de educadores.

Visando à formação de uma consciência crítica de cidadania para projetar e contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, fundamentada na concepção de bem estar e inclusão social, o UniToledo possui dois campi que oferecem aos alunos de Araçatuba e da região cursos de graduação, pós-graduação, extensão e pesquisa em diversas áreas de estudo, com infraestrutura que atende a todas as necessidades dos cursos escolhidos, além de suporte tecnológico adequado às exigências do campo profissional em que vai atuar, como rede wireless, Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional, diversos laboratórios destinados aos vários cursos oferecidos, nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia Agronômica, Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, História, Pedagogia, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Estética e Cosmética e Gastronomia.

O Centro Integrado de Pós-Graduação do UniToledo segue o mesmo modelo de qualidade educacional aliada à inovação tecnológica e à valorização do ser humano, oportunizando aos profissionais de Araçatuba e região cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, como Direito, Design, Educação, Gestão, Comunicação e Saúde.

 

O UniToledo também está nas mídias sociais:

Facebook: www.facebook.com/unitoledo

Instagram: www.instagram.com/unitoledo

Twitter: twitter.com/UniToledo

Youtube: www.youtube.com/channel

Snapchat: unitoledo

Flickr: www.flickr.toledo.br

Site: www.toledo.br

WhatsApp: (18) 99627-3166

 

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / natascha.ariceto@convergenciacom.net 

 

 

compartilhe: