Terra de Cavalos: um musical inclusivo
Espetáculo inédito será realizado no Theatro São Pedro com elenco totalmente formado por atores e cantores deficientes visuais
No próximo dia 9 de dezembro, às 20 horas, o Grupo Cênico e Musical da Adeva apresentará no Theatro São Pedro, em São Paulo (Rua Dr. Albuquerque Lins, 207), o espetáculo “Terra de Cavalos”, um musical inédito que e tem como característica marcante a inclusão social, ao reunir um elenco totalmente formado por atores e cantores deficientes visuais, integrantes do Coral da Adeva e do Grupo Cênico Todo Mundo Vendo.
O texto teatral do espetáculo foi criado por Markiano Charan Filho, autor de vários livros infantis que têm como tema a inclusão social, e conta com a direção musical do maestro Júlio Battesti e a direção cênica da atriz e diretora Fabiana Resende. Ambientado num território mágico, onde os cavalos representam as oportunidades e desafios que nos levam para os nossos destinos, “Terra de Cavalos” promove um dialogo constante entre dramaturgia e música, utilizando uma linguagem metafórica e um ambiente cênico repleto de significados, para colocar em pauta o poder das nossas escolhas.
A importância conceitual e o ineditismo do musical vão além da montagem do espetáculo. O desempenho do grupo em “Terra de Cavalos” não apenas obedece a critérios obrigatórios de qualidade artística, como utiliza também as diretrizes e técnicas musicais e cênicas para promover o desenvolvimento interpessoal, o enriquecimento cultural e a elevação da autoestima de seus participantes.
A preparação do elenco foi embasada em métodos do dramaturgo brasileiro Augusto Boal e do diretor e pedagogo russo Constantin Stanislavski. Ao desenvolver aspectos humanísticos que fazem parte da obra desses importantes teatrólogos, o musical oferece uma rara chance de abordagem da inclusão como elemento fundamental para a ampliação de oportunidades através do canto, da dança, do teatro e da literatura, apresentando um trabalho de grande qualidade que, a partir do seu resultado final, transpõe barreiras, dilui preconceitos e minimiza diferenças.
“Historicamente, as pessoas com deficiência vêm lutando para ter assegurado o seu direito de participar e contribuir para a sociedade de forma efetiva”, destaca o diretor musical Júlio Battesti, que desde 2002 é regente do Coral da Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos, organização voltada para a inclusão da pessoa com deficiência visual. “Por muito tempo, deficientes visuais, assim como cadeirantes e surdos, foram tratados como incapazes por uma sociedade discriminatória e despreparada. Mas essas pessoas vêm demonstrando a cada dia que, com as ferramentas adequadas, podem atuar nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, inclusive no campo artístico”, ressalta o maestro.
O espetáculo Terra de Cavalos conta com recurso de audiodescrição.
Elenco
Cantores: Lucila Peris, Sibele Lopes, Andréia Alves Lima, Célia Aparecida Ferreira, Rosalinda Moreno, Leticia Souza, Tamiris Gusmão, Valéria Verçosa, Neuza Ferreira, Luzia Ferreira, Ana Paula Santana, Raimunda de Fátima, Milene Cristina, Roseli Fernandes, Antônio Manente, Lucinho Luna, Jair Cavalis, Antiórginis Miguel
Atores: Júlly Blasi, Valéria Verçosa, Luzia Ferreira, Du Fernandes, Karina Souza, Amanda Souza, Letícia Souza, Lisa Pereira, , Milene Cristina, Claudemir Borges, Markiano Charan Filho.
Músicos: Anita Naif (flauta), Denis Shimabokuro (clarinete e sax), Jair Cavalis (percussão), Fernando Tosta (baixo acústico), Luiz Sena (violoncelo) e Júlio Battesti (violâo e teclados).
Fontes para esta pauta
Júlio Battesti – Tel 11 9644 08335 / email: juliobattesti@hotmail.com
Fabiana Resende – Tel 11 9490 71362 / email : fabiana.clarice@uol.com.br
Markiano Charan Filho – Tel 11 972055667 /email: markiano@adeva.org.br
Saiba mais em
Evento no Facebook - https://goo.gl/xHkvXE
Sobre a Adeva
A Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos é uma organização sem fins lucrativos que desde sua fundação, em 1978, presta relevantes serviços em favor das pessoas com deficiência visual. Atuando na cidade de São Paulo e em cidades vizinhas, a Adeva tem como missão promover a inclusão do deficiente visual na sociedade, por meio de uma educação global integrada e de sua capacitação, reciclagem profissional e inserção no mercado de trabalho, preparando-a para o pleno exercício da cidadania. Atualmente, ex-alunos da Adeva integram o quadro funcional de empresas e instituições como a Liberty Seguros, a Serasa, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Mondial Assistance, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), os Bancos Bradesco, Itaú, Santander e Citi Bank, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a CPM Braxis, a Drogaria São Paulo, entre outras.
Criado em 2002, o Coral da Adeva tem em seu currículo, sob a regência do maestro Júlio Battesti, mais de uma centena de apresentações em teatros e casas de espetáculos, encontros de corais, igrejas, clubes, deixando uma impressão muito positiva em seus espectadores por sua qualidade musical. A proposta do grupo é trazer peças populares de compositores renomados, em arranjos originais que criam uma sonoridade peculiar em suas interpretações.
Da mesma forma, o Grupo Cênico “Todo Mundo Vendo”, criado em fevereiro de 2015, com aulas ministradas pela atriz e diretora Fabiana Resende, vem desenvolvendo os elementos necessários para a atuação dramática dos participantes em sua plenitude. A proposta pedagógica implantada foi sendo gradativamente assimilada pelos participantes, e gratas surpresas emergiram no grupo, revelando talentos que estão sendo lapidados através um intenso trabalho. “Terra de Cavalos” será a primeira montagem do Grupo.
Sobre o autor
O autor do roteiro do musical, Markiano Charan Filho, é deficiente visual e também presidente da Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos. Professor de Inglês e Informática, ele é autor dos livros infantis “Rodrigo Enxerga Tudo” (2006), “Rodrigo Bom de Bola” (2007) e “Rodrigo na Era Digital” (2012), publicados pela Editora Nova Alexandria. Como presidente da Adeva desenvolve oficinas que estimulam o sensorial em pessoas sem deficiência (crianças e adultos) e faz palestras sobre mitos e verdades a respeito de pessoas com deficiência visual e sobre o uso da tecnologia assistiva na inclusão social das pessoas com deficiência.
Sobre o diretor musical
Responsável pela direção musical, composição e arranjos do espetáculo “Terra de Cavalos”, o maestro Júlio Battesti é bacharel em composição e regência pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e atua como regente, compositor, arranjador e educador musical desde 2000. Atualmente rege cinco grupos corais, entre eles o coro da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP, instituição na qual ministra o curso de História da Música Ocidental. Autor de composições eruditas e populares, em 2012 fez a trilha sonora para o espetáculo comemorativo dos 40 anos do Cuca (coro da PUC-SP) e, em 2015, para o espetáculo “Terra em Transe”, adaptado do filme de Glauber Rocha pela Cia. Bará. Dirigiu e compôs os arranjos do espetáculo comemorativo de 10 anos do coral da Adeva em 2012, no Theatro São Pedro.
Sobre a diretora cênica
A atriz e diretora Fabiana Resende é formada em Artes Cênicas pelo Macunaíma Escola de Teatro e em Administração de Empresas pela Universidade de Rio Verde (GO). Iniciou sua carreira artística em 2010 em um grupo experimental e se profissionalizou no Macunaíma, tendo trabalhado no campo da pesquisa artística com diretores como Pablo Moreira, Viviane Dias, Sandra Ximenez, Lucas de Lucca, Alex Capelosa, Ariana Moulin, Paco Abreu, Reginaldo Nascimento, Marcela Grandolpho, e vários outros. Também participou de oficinas no SENAC, FUNARTE, Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, Espaço Quixote, TUCA, ETA e Oficina Metacultural.
Mais informações para a Imprensa
Natascha Ariceto / Gabriela Dias Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
gabriela.dias@convergenciacom.net / natascha.ariceto@convergenciacom.net
Mais notícias
-
Sala de Imprensa
Projeto Aprendiz de Fotógrafo da Air Liquide Brasil terá exposição no metrô de São Paulo
-
Sala de Imprensa
Helibras inaugura cabine de pintura
-
Sala de Imprensa
Air Liquide Brasil participa de feira de estágios no Rio de Janeiro
-
Sala de Imprensa
EADS North America entrega 250ª unidade do UH-72A Lakota para o Exército dos EUA
Todos os direitos reservados.
