Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015 - 13h08

Representante da OCDE destaca importância da qualificação elevada

Dirk Van Damme diz no 17º FNESP que habilidades de alto nível tomam uma parcela cada vez maior dos empregos

Ao falar sobre o impacto da educação superior no crescimento econômico dos países e na redução das desigualdades, o chefe da Divisão de Inovação da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Dirk Van Damme, destacou nesta quinta-feira (24), durante o 17º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro, que ‘habilidades de alto nível estão tomando uma parcela cada vez maior dos empregos, o que exige uma melhor qualificação”.

Van Damme disse também que o ensino superior precisa preparar graduados para os empregos do futuro.  “Conhecimentos especializados e tarefas específicas ficarão ultrapassados, mas metacongnição e habilidades acadêmicas de alto nível que envolvam análise soluções abrangentes ainda serão importantes”, afirmou.

O palestrante mostrou que segundo dados levantados pela OCDE o impacto do ensino superior vai além de resultados econômicos, pois também influi na participação social. Segundo ele, a confiança pessoal está correlacionada ao ensino superior, além do aspecto profissional.

Van Damme apresentou alguns desafios que as instituições de ensino superior enfrentam:

  • Qualidade do ensino e aprendizagem, resultados da aprendizagem e a demanda de habilidade;
  • Desigualdade no acesso e sucesso, mobilidade social;
  • Financiamento de ensino superior privado e público.

“O ensino superior também precisa preparar graduados para os empregos do futuro. Conhecimentos especializados e tarefas específicas ficarão ultrapassados, mas metacongnição e habilidades acadêmicas de alto nível que envolvem análise  ainda serão importantes”, afirmou.

Segundo o palestrante, pela perspectiva do orçamento público, o ensino superior consome muitos recursos, mas posteriormente o alimenta com impostos de renda mais elevados e níveis mais baixos de desemprego. O representante da OCDE explicou o quanto é importante investir nesse setor: “Em uma economia emergente, investir no capital humano é um dos melhores impulsionadores do crescimento e do progresso social”.

Na segunda etapa da sessão, Paulo Corbucci, coordenador de Educação do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mostrou alguns indicadores das desigualdades de acesso à educação superior no Brasil e dados sobre as políticas públicas implantadas com o foco na ampliação de acesso, como o Prouni e o FIES.

“A educação é, talvez, o fator mais importante para o desenvolvimento, e também reflete o estágio de desenvolvimento alcançado pela sociedade na qual se insere”, disse Corbucci.

Indicadores do IPEA mostraram que em 2013, 54% dos alunos de universidades privadas eram beneficiários do Prouni ou do FIES. Para Corbucci, a educação pode contribuir para a redução das desigualdades sociais, mas especialmente em contextos como o brasileiro requer a intervenção de outras políticas públicas.

SERVIÇO

17º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro

Tema: Economia da Educação: valor da educação para a sociedade

Data: 24 e 25 de setembro de 2015

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – 4º andar – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo – SP

 

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp. 

 

Atendimento à Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / imprensa@semesp.org.br

Gabriela Dias/ 11 3129-8737 / gabriela.dias@convergenciacom.net

 

compartilhe: