Quinta-feira, 18 de Junho de 2015 - 17h59

China quer aproximação cultural e tecnológica com o Brasil

Presidente do China International Publishing Group, que veio ao Brasil para lançamento da revista China Hoje, explica interesse no país

O presidente da estatal chinesa China International Publishing Group (CIPG), Zhou Mingwei, que tem status de vice-ministro do governo chinês, disse nesta quinta-feira (18), em São Paulo, que ainda há muito espaço para a aproximação da China com o Brasil nas áreas de intercâmbio educacional, cultural e tecnológico.

“Percebemos as boas oportunidades que o Brasil oferece. Sabemos da qualidade de produção das empresas daqui. No campo tecnológico, a sinergia que a China já tem com a Embraer no setor aeroespacial é reconhecida em nosso país, e a cultura e a educação também são nichos de futuro. Poderíamos estreitar as relações de intercâmbio educacional, por exemplo, trazendo para o Brasil metodologias que possam ser ajustadas à realidade do país”, revela o dirigente.

As oportunidades, segundo Zhou, são frutos da parceria bastante amistosa entre os governos, que trabalham com interesses comuns. “O Brasil é o maior país da América Latina e possui algumas semelhanças com a China, como a grande extensão territorial e a população crescente. Percebemos que depois de 40 anos de parceria com a China, desde 2005 o Brasil tornou-se nosso principal parceiro comercial, aumentando em mais de 10 vezes as relações de negócios, importações e exportações entre as nações”.

Zhou Mingwei veio ao Brasil para o lançamento oficial da edição em português da revista China Hoje, que será realizado hoje, às 18h30, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, com um evento promovido pela Editora Segmento, responsável pela publicação da revista no Brasil.

O CIPG foi fundado em 1949, com a missão de introduzir a China em países estrangeiros, e a revista China Hoje é a mais importante publicação internacional sobre economia, política, diplomacia, cultura e sociedade da segunda maior economia do planeta. Segundo o presidente da estatal chinesa, apesar da ótima relação entre os dois países, a cultura chinesa não é muito disseminada no Brasil. Zhou espera que o contato com essa cultura impulsione entre os dois países. 

“Esperamos que a revista China Hoje seja o intermediário para inserir no Brasil mais da nossa educação, da nossa cultura e ampliar ainda mais as relações comerciais. Também esperamos que, apesar dos idiomas serem bastante diferentes e os ambientes empresariais na China serem mais rígidos, empresários e profissionais das duas nações possam aprender muito uns com os outros enriquecendo a forma de trabalho e produtividade de ambos os lados”, ressaltou.

O grupo internacional CIPG, presidido por Zhou Mingwei, tem 22 filiais no mundo, com publicações sobre a China em mais de 10 diferentes idiomas, e espera que São Paulo possa ser a 23ª unidade, em parceira com a editora Segmento para as veiculações sobre o país e suas relações com o Brasil.

A revista China Hoje também está nas mídias sociais. Acesse:

Twitter twitter.com/chinahoje

Facebook http://ow.ly/OgGUe

Google plus http://ow.ly/OgGMP

 

Sobre o CIPG

O China International Publishing Group (CIPG) foi fundado em 1949 com a missão de introduzir a China em países estrangeiros através de livros, revistas e websites. O CIPG tem mais de 20 filiais, bem como 12 filiais no Exterior, localizadas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, Rússia, Egito, México, Japão e Hong Kong, constituindo um conglomerado de publicação em língua estrangeira e marketing. Atualmente, o CIPG reúne uma equipe de cerca de 3.000 pessoas, incluindo mais de 100 especialistas estrangeiros. Anualmente o CIPG publica mais de 3.000 títulos de livros e periódicos 30 em mais de 10 idiomas e organiza exposições de livros e atividades de intercâmbio cultural no exterior a cada ano. Mais informações: www.china.org.cn.

 

Sobre a Editora Segmento

Nascida no ano de 1993 tendo como principais características a aposta no bom jornalismo e uma fina percepção do mercado, a Editora Segmento é uma das principais referências brasileiras na produção de publicações segmentadas, oferecendo um olhar sempre inovador sobre os temas a que se dedica, ancorando-se num competente time de jornalistas e de profissionais das áreas de apoio. Além da revista China Hoje, a Editora Segmento publica no Brasil as edições em português das revistas Harvard Business Review, a mais renomada revista da administração e negócios do mundo, e Scientific American, a mais antiga, respeitada e importante revista de divulgação científica, e também as revistas Melhor Gestão de Pessoas e Ensino Superior, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), referências nacionais para os respectivos setores. A editora produz ainda a revista Mente e Cérebro, sobre psicologia, psicanálise e neurociência, e também diversos títulos especiais sobre educação, alguns realizados em parceria com instituições e profissionais de referência no ensino brasileiro. Muitos deles são utilizados em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de pedagogia e licenciaturas. Mais informações: www.editorasegmento.com.br.

 

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / natascha.ariceto@convergenciacom.net  

compartilhe: