Quarta-feira, 17 de Junho de 2015 - 15h41

Montanha Mianshan é destaque cultural na revista China Hoje

Matéria especial da edição em português, que começa a circular no Brasil nesta semana, apresenta um cenário impressionante formado por palácios, templos e mais de 100 cavernas naturais que se tornaram famosas por sua cultura e história

A edição em português da revista China Hoje, que começa a circular no Brasil nesta semana, publica uma reportagem fartamente ilustrada sobre a Montanha Mianshan, famosa por sua história e cultura, cujo cenário impressionante, além de palácios e templos, exibe mais de 100 cavernas naturais de diferentes tamanhos, criadas pela erosão da rocha calcária, que oferecem uma experiência única.

A maior caverna de Mianshan é a Baofu (Caverna Segura-Barriga), uma gruta imensa, com cerca de 180 metros de largura, 50 de altura e 60 de profundidade, que abriga mais de 200 salas do Templo Yunfeng (Pico Nublado), construído em tempos remotos para aproveitar esse mágico presente natural, uma gigantesca e serena caverna rochosa.

O Templo Yunfeng é consagrado ao culto do Rei da Espiritualidade, o primeiro chinês de etnia Han a se tornar Buda. Nascido na dinastia Tang (618-907), seu nome secular era Tian Zhichao. Foi ele que levou a doutrina budista à região da Montanha Mianshan, onde seus restos mortais estão encerrados em uma estátua de terracota no centro do hall principal.

Além dos templos budistas, Mianshan tem mosteiros taoistas. O Palácio Dailuo é o maior deles. Com área construída de cerca de 30 mil m², o palácio tem mais de 110 metros de altura, o equivalente a um prédio de 35 andares.

Muito peculiar também é o Wulongchan, ou Vestígios de Cinco Dragões, uma formação rochosa que ganhou seu nome por causa dos cinco dragões que, segundo o folclore, após um sermão de Buda, voaram para o céu, cavando cinco sulcos na montanha.

Apesar das vertiginosas alturas e peculiares formações calcárias, a Montanha Mianshan também tem cenários de suave tranquilidade. O sinuoso vale Qixian é bem conhecido por suas rochas recortadas e pelo balbuciar das águas.

 

China Hoje em português

A revista China Hoje foi fundada em 1952. A publicação conta com edições em chinês, inglês, francês, espanhol, árabe, alemão e turco, e agora será publicada no Brasil em português. Segundo o diretor geral da revista, Hu Baomin, a edição brasileira pretende ser “uma ponte para os intercâmbios dos dois países e uma janela para o mútuo conhecimento”.

Economia, política, diplomacia, cultura e sociedade são os principais temas da edição em português da revista internacional China Hoje, que começa a circular no país nesta semana. A publicação oferecerá bimestralmente matérias abrangentes sobre esses temas da segunda maior economia do planeta, com informações diretas da fonte, e um conteúdo especializado e exclusivo, produzido aqui, sobre relações bilaterais com o Brasil, investimentos, parcerias e oportunidades.

O evento de lançamento da revista será realizado nesta quinta-feira, dia 18 de junho, às 18h30, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com um coquetel oferecido pela Embaixada Chinesa, pelo Consulado Geral da China em São Paulo e pelas editoras da publicação, CIPG – China International Publishing Group e Editora Segmento, juntamente com uma exposição fotográfica comemorativa dos 40 anos da amizade Brasil-China. 

  

A revista China Hoje também está nas mídias sociais. Acesse:

twitter.com/ChinaHoje

facebook.com/China-Hoje

google.com/+chinahoje 

 

Sobre o CIPG

O China International Publishing Group (CIPG) foi fundado em 1949 com a missão de introduzir a China em países estrangeiros através de livros, revistas e websites. O CIPG tem mais de 20 filiais, bem como 12 filiais no Exterior, localizadas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, Rússia, Egito, México, Japão e Hong Kong, constituindo um conglomerado de publicação em língua estrangeira e marketing. Atualmente, o CIPG reúne uma equipe de cerca de 3.000 pessoas, incluindo mais de 100 especialistas estrangeiros. Anualmente o CIPG publica mais de 3.000 títulos de livros e periódicos 30 em mais de 10 idiomas e organiza exposições de livros e atividades de intercâmbio cultural no exterior a cada ano. Mais informações: www.china.org.cn.

Sobre a Editora Segmento

Nascida no ano de 1993 tendo como principais características a aposta no bom jornalismo e uma fina percepção do mercado, a Editora Segmento é uma das principais referências brasileiras na produção de publicações segmentadas, oferecendo um olhar sempre inovador sobre os temas a que se dedica, ancorando-se num competente time de jornalistas e de profissionais das áreas de apoio. Além da revista China Hoje, a Editora Segmento publica no Brasil as edições em português das revistas Harvard Business Review, a mais renomada revista da administração e negócios do mundo, e Scientific American, a mais antiga, respeitada e importante revista de divulgação científica, e também as revistas Melhor Gestão de Pessoas e Ensino Superior, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), referências nacionais para os respectivos setores. A editora produz ainda a revista Mente e Cérebro, sobre psicologia, psicanálise e neurociência, e também diversos títulos especiais sobre educação, alguns realizados em parceria com instituições e profissionais de referência no ensino brasileiro. Muitos deles são utilizados em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de pedagogia e licenciaturas. Mais informações: www.editorasegmento.com.br.

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net  / natascha.ariceto@convergenciacom.net 

 

 

compartilhe: