Relação Brasil-China ganha revista bimestral
Edição em português da revista internacional China Hoje começa a ser publicada no país com conteúdos exclusivos
Economia, política, diplomacia, cultura e sociedade da segunda maior economia do planeta, com informações diretas da fonte, e um conteúdo especializado e exclusivo, produzido aqui, sobre relações bilaterais com o Brasil, investimentos, parcerias e oportunidades, são as principais características da edição em português da revista internacional China Hoje, que começa a circular no país nesta semana.
O evento de lançamento da revista será realizado na próxima quinta-feira, dia 18 de junho, às 18h30, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, com um coquetel oferecido pela Embaixada Chinesa, pelo Consulado Geral da China em São Paulo e pelas editoras da publicação, CIPG – China International Publishing Group e Editora Segmento, juntamente com uma exposição fotográfica comemorativa dos 40 anos da amizade Brasil-China.
A revista China Hoje foi fundada em 1952. A publicação conta com edições em chinês, inglês, francês, espanhol, árabe, alemão e turco, e agora será publicada no Brasil em português. Segundo o diretor geral da revista, Hu Baomin, a edição brasileira pretende ser “uma ponte para os intercâmbios dos dois países e uma janela para o mútuo conhecimento”.
O diretor ressalta que China e Brasil são os maiores países em via de desenvolvimento de seus respectivos continentes, e fazem parte do G20 e dos Brics. “Brasil e China têm economias emergentes e vigorosas, e sua relação bilateral vive o melhor momento de sua história”, diz Hu Baomin. Ele lembra que “os dois países exercem uma influência cada vez mais destacada, tanto no sentido geral quanto no estratégico, e sua ampla cooperação em matéria política, comercial, científica e tecnológica é considerada um exemplo da cooperação Sul-Sul”.
Para Alfredo Nastari, diretor de Publicações Especiais da Editora Segmento, que publica a revista no Brasil, “a edição em português terá 30% de conteúdo brasileiro, focado especialmente em negócios, abertura de mercados e exploração de oportunidades entre os dois países”. Segundo Nastari, faz parte dos planos da editora brasileira a publicação de Cadernos Setoriais da revista, sobre segmentos econômicos dos dois países que ofereçam oportunidades de intercâmbio e cooperação econômicos.
O Novo Normal da China
A matéria principal da edição de lançamento da revista no Brasil aborda o novo ritmo de crescimento chinês, depois da revisão da política de expansão econômica do país. O Novo Normal da China, como é chamada a redução dos índices de expansão da economia para uma meta em torno de 7%, fixada para 2015 depois de três décadas de crescimento médio de 10% ao ano, marca um novo cenário no qual o pais vai acelerar a reestruturação da economia, avançar na transição do modelo de desenvolvimento, sem perder de vista as relações de cooperação com seus parceiros.
A edição de lançamento apresenta também uma entrevista e um artigo especial do embaixador brasileiro na China, Valdemar Carneiro Leão, sobre a amizade e cooperação entre os dois países, que depois de 40 anos atingiram o seu mais alto nível de convergência e densidade, com vantagens recíprocas, e sobre as oportunidades e desafios existentes nas relações comerciais.
Os papéis da China e do Brasil, juntamente com a Índia, na defesa de reformas na governança econômica global, também são destaque na edição, mostrando que os três países devem ter voz proporcional ao tamanho de suas economias.
A edição em português da revista traz ainda matérias sobre cultura e turismo, como uma reportagem fartamente ilustrada sobre a Montanha Mianshan, famosa por sua cultura e história, cujo cenário impressionante, além de palácios e templos, exibe mais de cem cavernas naturais de diferentes tamanhos.
200 anos de comunicação
A revista mostra que a comunicação entre a China e o Brasil remonta a mais de 200 anos. Seu comércio bilateral teve início graças à Rota Marítima da Seda, que ligava também a Ásia à América do Sul. O Pavilhão da China no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, celebra a chegada ao Brasil em 1812 dos agricultores chineses de chá.
China e Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1974, e em 1993 ambos os países fortaleceram sua amizade com a criação de uma parceria estratégica, que fez do Brasil o primeiro país em via de desenvolvimento a ter esse tipo de relação com a China. Uma declaração conjunta assinada pelos dois governos em 2012 elevou essa relação à condição de parceria estratégica integral, e a cooperação bilateral no âmbito político, comercial, científico, tecnológico e cultural desenvolveu-se notavelmente a partir de então.
O momento culminante das celebrações das quatro décadas de relações bilaterais foi a visita ao Brasil do presidente da China, Xi Jinping, em 17 de julho de 2014. A viagem coroou o estágio atual das relações bilaterais e resultou em diversos acordos firmados entre os dois governos, além de contratos entre empresas nas áreas de educação, ciência, cultura, defesa, transportes, tecnologia e desenvolvimento industrial.
A revista China Hoje também está nas mídias sociais. Acesse:
Twitter twitter.com/ChinaHoje
Facebook http://ow.ly/OgGUe
Google plus http://ow.ly/OgGMP
Sobre o CIPG
O China International Publishing Group (CIPG) foi fundado em 1949 com a missão de introduzir a China em países estrangeiros através de livros, revistas e websites. O CIPG tem mais de 20 filiais, bem como 12 filiais no Exterior, localizadas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Alemanha, Bélgica, Rússia, Egito, México, Japão e Hong Kong, constituindo um conglomerado de publicação em língua estrangeira e marketing. Atualmente, o CIPG reúne uma equipe de cerca de 3.000 pessoas, incluindo mais de 100 especialistas estrangeiros. Anualmente o CIPG publica mais de 3.000 títulos de livros e periódicos 30 em mais de 10 idiomas e organiza exposições de livros e atividades de intercâmbio cultural no exterior a cada ano. Mais informações: www.china.org.cn.
Sobre a Editora Segmento
Nascida no ano de 1993 tendo como principais características a aposta no bom jornalismo e uma fina percepção do mercado, a Editora Segmento é uma das principais referências brasileiras na produção de publicações segmentadas, oferecendo um olhar sempre inovador sobre os temas a que se dedica, ancorando-se num competente time de jornalistas e de profissionais das áreas de apoio. Além da revista China Hoje, a Editora Segmento publica no Brasil as edições em português das revistas Harvard Business Review, a mais renomada revista da administração e negócios do mundo, e Scientific American, a mais antiga, respeitada e importante revista de divulgação científica, e também as revistas Melhor Gestão de Pessoas e Ensino Superior, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), referências nacionais para os respectivos setores. A editora produz ainda a revista Mente e Cérebro, sobre psicologia, psicanálise e neurociência, e também diversos títulos especiais sobre educação, alguns realizados em parceria com instituições e profissionais de referência no ensino brasileiro. Muitos deles são utilizados em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de pedagogia e licenciaturas. Mais informações: www.editorasegmento.com.br.
Mais informações para a imprensa:
Carlos Battesti / Natascha Ariceto Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3256-0453
battesti@convergenciacom.net / natascha.ariceto@convergenciacom.net
Mais notícias
-
Sala de Imprensa
Projeto Aprendiz de Fotógrafo da Air Liquide Brasil terá exposição no metrô de São Paulo
-
Sala de Imprensa
Helibras inaugura cabine de pintura
-
Sala de Imprensa
Air Liquide Brasil participa de feira de estágios no Rio de Janeiro
-
Sala de Imprensa
EADS North America entrega 250ª unidade do UH-72A Lakota para o Exército dos EUA
Todos os direitos reservados.
