Terça-feira, 20 de Maio de 2014 - 11h53

Consórcio STHEM Brasil promove primeira formação de professores

UNISAL Lorena receberá 120 professores de 22 instituições de ensino superior

De 26 a 30 deste mês, estarão no UNISAL Lorena 120 professores das 22 instituições de ensino superior públicas e privadas  que integram o Consórcio STHEM Brasil. Eles participarão do curso sobre metodologias inovadoras que será ministrado por cinco especialistas, sendo quatro dos EUA e um do Canadá. O consórcio, articulado pelo UNISAL Lorena, foi criado em parceria com a LASPAU – instituto da Universidade Harvard, EUA – com o objetivo de capacitar  professores a adotar metodologias e tecnologias de ensino inovadoras que favoreçam o aprendizado.

Os professores participantes, vindos de oito estados brasileiros, foram selecionados pelas instituições onde trabalham para receberem o treinamento, e passarão a semana em Lorena. Os temas das aulas desse primeiro curso do consórcio são: Repensar o ensino: melhoria da aprendizagem através da Inovação; Princípios de design e resultados de aprendizagem; Avaliação pelos estudantes; Aprendizagem baseada em projetos e em problemas; Ambientes de aprendizagem; Ferramentas para aprendizagem ativa e Avaliando o impacto do ensino e da aprendizagem inovadores.

O Consórcio STHEM (iniciais em inglês de Ciências, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática) é inédito no Brasil e terá duração de três anos. Nesse período, serão formados 300 professores e cada um será multiplicador dos conhecimentos adquiridos para, no mínimo, outros cinco professores da instituição em que trabalha. A formação presencial dos professores será feita de 26 a 30 de maio, no UNISAL, e haverá um curso online, entre setembro e novembro deste ano.

O Comitê Gestor do consórcio é formado por representantes da LASPAU, das IES participantes e de empregadores, que avaliarão todo o processo durante os três anos de atividades. O consórcio em parceria com a LASPAU é uma oportunidade para as instituições de ensino brasileiras capacitarem seus professores em metodologias ativas com um custo muito abaixo de uma formação nos EUA. A capacitação no exterior exigiria investimentos em torno de US$ 7 mil por professor, mas com o consórcio há uma redução de mais de 60% nos gastos

O diretor operacional do UNISAL Lorena, Fábio Reis, considera que a proposta trará grande impacto às instituições. “O consórcio tem como foco qualificar o aprendizado do aluno, provocar a reflexão e a mudança de postura do professor e intensificar a cooperação com o setor produtivo”, afirma o educador.

As instituições que fazem parte do consórcio são: UNISAL Lorena, UNIFEI de Itajubá (MG), ESPM, UNESP Guaratinguetá, UERJ, FACEB (MG), UNISALESIANOS, Faculdade Dom Bosco de Resende, UNISUAM, FATEC Guaratinguetá, FATEC Cruzeiro, FATEA, FARO, Toledo, PUC-Goiás, Universidade Positivo (PR), Faculdade Flamingo (SP), Universidade do Extremo Sul Catarinense, OPET (PR), PUC-Paraná, Uniítalo (SP) e FACIG (MG).

SERVIÇO

Evento: Consórcio STHEM Brasil – LASPAU – formação de 120 professores

Data: 26 a 30 de maio de 2014

Horário: das 8 às 17 horas

Local: UNISAL – Rua Dom Bosco, 284, centro, Lorena/SP

CONTATOS

Convergência Comunicação Estratégica

Tel.: +55 (11) 5509-8721

battesti@convergenciacom.net

natascha.ariceto@convergenciacom.net

compartilhe: