Segunda-feira, 28 de Abril de 2014 - 12h20

Air Liquide divulga resultados do primeiro trimestre de 2014

Grupo confirma seu crescimento em um ambiente mais favorável

O Grupo Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde divulgou os resultados de suas atividades do primeiro trimestre de 2014, destacando as principais atuações da empresa neste período. Benoît Potier, Presidente e CEO do Grupo Air Liquide declarou:

“Este trimestre confirma o retorno de um clima econômico mais favorável que começou em meados de 2013. Este ambiente é especialmente positivo para a área de eletrônicos, uma linha de negócios que continua a desenvolver-se em segmentos de maior valor agregado. O primeiro trimestre de 2014 foi marcado também por um crescimento mais forte e com uma significativa contribuição das unidades start-ups, bem como pela maior demanda dos clientes acarretando em um crescimento sustentado pelas atividades nas Américas, na Ásia-Pacífico e a estabilidade na Europa. O desempenho operacional da Air Liquide é sólido e o Grupo continua a reforçar a sua eficiência e competitividade, enquanto desenvolve iniciativas de evolução. Nossa carteira de investimentos de €2,5 bilhões representa uma importante fonte de crescimento no médio prazo. Levando sempre em consideração o contexto de investimento com responsabilidade ambiental, a Air Liquide está confiante em sua capacidade de oferecer mais um ano de crescimento de lucro líquido”.

Dividindo por categorias, as vendas em Gás e Serviços cresceram 5,7% mas mantiveram-se estáveis, conforme publicado no ano anterior. Já a receita de Gás e Serviços para a indústria nas economias em desenvolvimento subiram 14%. O efeito cambial, que não tem nenhum impacto operacional, foi mais uma vez desfavorável neste trimestre.

O segmento chamado de Grandes Indústrias teve uma receita trimestral superior em 6,2%, do ano anterior beneficiando-se da entrada em operação de novas unidades, principalmente na China, e de demanda sustentada por hidrogênio a partir da indústria de refino nos Estados Unidos. A linha de Mercado Industrial continuou a melhorar no primeiro trimestre de 2014, chegando a 4,4%. Esta atividade está se beneficiando de maiores volumes na Ásia, incluindo o Japão, e nas Américas, bem como de aumento das vendas de hélio e gases raros.

O departamento de saúde do Grupo Air Liquide permanece expressivo, especialmente na área de homecare e higiene e subiu 5,3%. Essa atividade continua a ser um motor de crescimento na Europa Ocidental e está em amplo desenvolvimento na América do Sul, particularmente no Brasil.

A recuperação no segmento de eletrônica, que começou em 2013, atingiu um crescimento trimestral de 10,3%, impulsionada pelo aumento das vendas de equipamentos e instalações nos Estados Unidos e na Ásia, bem como pela maior demanda de gases especiais. O setor de engenharia e tecnologias cresceu em 19,4%, conforme publicado, sustentado pelas vendas de unidades de produção para clientes de terceiros.

Indicadores operacionais para o trimestre confirmaram as expectativas. Os ganhos de eficiência atingiram € 69 milhões e o fluxo de caixa operacional aumentou em sólidos 9%, excluindo o impacto cambial.

Air Liquide Brasil

A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases industriais, medicinais, equipamentos e soluções relacionadas do país, onde está presente desde 1945. Empregamos aproximadamente 1.100 profissionais, distribuídos em mais de 44 localidades que atendem mais de 80% dos estados brasileiros. Inovamos em mais de 64 setores, da indústria até a saúde hospitalar e domiciliar, atendendo às crescentes demandas do país e as necessidades de nossos clientes com comprometimento de longo prazo. Em 2012, a receita da região das Américas corresponde a 22% do faturamento total do Grupo.

CONTATOS
Tel.: +55 (11) 3129-4232 / 3129-8737
battesti@convergenciacom.net
natascha.ariceto@convergenciacom.net

www.airliquide.com.br
Siga-nos no LinkedIn http://www.linkedin.com/company/air-liquide-brasil

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 50.000 empregados, atendendo a mais de 2 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902. A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com desempenho duradouro e atuação responsável.

As ideias da Air Liquide criam valor ao longo do tempo. No seu núcleo de desenvolvimento habitam o comprometimento e a inventividade de seus talentos. A Air Liquide antecipa os desafios de seus mercados, investe local e globalmente, com soluções de alta qualidade, para seus clientes, pacientes e a comunidade científica.

A empresa se baseia na competitividade de suas operações, nos investimentos direcionados aos mercados em desenvolvimento e nas suas inovações para gerar um crescimento rentável no longo prazo.

As receitas da Air Liquide somaram 15,2 bilhões de euros em 2013, sendo suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente cerca de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A), é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.