Sexta-feira, 21 de Março de 2014 - 12h05

Autonomia do professor garante motivação do aluno no Olin College

Jonathan Stolk apresentou durante Seminário do UNISAL Lorena práticas de sucesso aplicadas na instituição norte-americana

Imagem: professores realizam atividade proposta por Jonathan Stolk (de pé)
Crédito: Denilson Luis/ UNISAL

A importância da autonomia do professor na motivação do estudante foi ressaltada pelo professor Jonathan Stolk, do Olin College (EUA), no segundo workshop do Seminário Internacional de Metodologias e Tecnologias Aplicadas ao Ensino, promovido pelo UNISAL Lorena na quinta-feira (20). “Costumamos dizer que os professores do Olin são designers, pois eles criam experiências de aprendizado para os seus alunos. Cada um cria o modelo que melhor se adéqua às suas necessidades e contexto”, afirmou o especialista, ao destacar as práticas de sucesso executadas na instituição norte-americana.

“No Ollin, buscamos sair do modelo tradicional, ao transformamos a estrutura dos espaços de aprendizado, apostarmos em atividades atípicas e implantarmos uma pedagogia diferente. Com uma metodologia específica para cada caso, atingimos resultados que em uma sala de aula que segue um padrão comum não seria possível”, afirmou o Dr. Stolk.

Jonathan explicou que seu modelo de avaliação também destoa do tradicional. “Não aplico exames. Utilizo modelos próprios para dar o feedback aos alunos. Eles desenvolvem projetos, estudam os conceitos que serão aplicados no tema escolhido e organizam o próprio tempo. O aprendizado do conteúdo se dá pelos livros e pesquisas. O conteúdo não é intenso e não sigo uma linha de conceitos a serem ensinados. Priorizo o pensamento crítico e a motivação, fruto da liberdade que dou aos alunos”.

Na sequência, o especialista reproduziu uma de suas aulas com a participação dos acadêmicos presentes. Foi possível verificar as etapas e os recursos envolvidos no processo para que eles possam estruturar um projeto próprio que funcione de acordo com seu contexto.

As atividades foram encerradas com apresentações de trabalhos científicos sobre metodologias ativas. Professores das instituições de ensino superior participantes do Consórcio apresentaram dados e estudos obtidos a partir de suas experiências após a adoção e avaliação de novas práticas no processo de ensino-aprendizagem.

O programa de Inovação Acadêmica UNISAL se encerra nesta sexta-feira (21), com o workshop da professora Jennifer Craig do MIT – Massachusetts Institut of Technology (EUA), e palestras dos professores Fabio Reis, diretor do UNISAL Lorena, e Gilson Schwartz, da USP.

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Tavane Gusmão Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3129-8737
battesti@convergenciacom.net
tavane.gusmao@convergenciacom.net
Acesse o nosso site www.convergenciacom.net

compartilhe: