Sexta-feira, 21 de Março de 2014 - 12h01

Estimulo à reflexão é base de metodologia apresentada durante seminário de inovação acadêmica do UNISAL Lorena

Especialista dos EUA diz que as praticas do Peer Instruction estão alinhadas com as exigências que o aluno vai encontrar no mundo corporativo

Imagem: Workshop Erik Mazur

Crédito: Denilson Luis / UNISAL 

O Centro Universitário Salesiano realizou na manhã desta quinta-feira (20) o workshop “Inovação Acadêmica e o Peer Instruction - Cases de Harvard e do UNISAL”. Conduzido pelo físico Erik Mazur, professor e pesquisador da Universidade de Harvard, o workshop avaliou o cenário atual do ensino acadêmico e apresentou sugestões para incorporar o método criado por ele no processo de aprendizagem.

Mazur falou sobre os impactos do atual modelo educacional e ressaltou os benefícios da implementação do Peer Instruction, “instrução pelos pares”, que ensina o aluno a ouvir e a falar e constrói o aprendizado através da interação com os colegas e com feedback permanente. Destacando o estimulo à reflexão que resulta do uso de métodos que envolvam de forma interativa os alunos, o físico norte-americano afirmou que “o mundo corporativo busca profissionais reflexivos, e com o uso de métodos de aprendizado dinâmicos, como o Peer Instruction, os alunos são instigados a raciocinar e incorporar o aprendizado no seu contexto”.

“Nossas práticas atuais de ensino não estão alinhadas com a forma como aprendemos melhor. Parte do problema decorre da abordagem de ensino e avaliação. Centralizamos a figura do professor, ao invés de tornar o aprendizado mais dinâmico e interativo para o aluno”, afirmou o palestrante. O modelo do Peer Instruction, segundo ele, facilita a transferência de informação, que deve fazer sentido fora da sala de aula, com métodos que despertem a curiosidade e atraiam o aluno, incentivando-o a procurar respostas, e não somente participar como ouvinte do professor. Essa prática, além de engajá-lo emocionalmente no tema proposto, estimula sua participação ativa e, assim, fortalece o conhecimento obtido”, concluiu.

Angélica Natera, diretora da LASPAU – Academic and Programs for the Americas, organização da Universidade de Havard que é parceira do UNISAL na realização do Seminário, abriu o evento e pontuou etapas importantes no processo de incorporação de formas efetivas de aprendizado. “Como professor, ao me deparar com o problema, devo refletir a fundo em um modo de solucioná-lo. Depois, criar uma estratégia de ação a ser seguida e, por fim, encontrar um parceiro para compartilhar meus aprendizados e ideias”.

O workshop contou com a presença de cerca de 120 profissionais do setor acadêmico, que representaram 47 instituições de ensino superior de 13 estados. As atividades prosseguem até sexta-feira (21), com o workshop da professora Jennifer Craig do MIT – Massachusetts Institut of Technology (EUA), e palestras dos professores Fabio Reis, diretor da UNISAL Lorena, e Gilson Schwartz, da USP.

 

Mais informações para a imprensa:

Carlos Battesti / Tavane Gusmão Convergência Comunicação Estratégica
Tel. (55 11) 3129-4232 / 3129-8737
battesti@convergenciacom.net
tavane.gusmao@convergenciacom.net
Acesse o nosso site www.convergenciacom.net

compartilhe: