Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025 - 13h02

STHEM lança documento Tendências do Ensino Superior para 2025

Documento orienta as IES na gestão do planejamento institucional, nas estratégias e investimentos

Foi lançada pelo Consórcio STHEM, o Semesp e a Revista Ensino Superior a edição 2025 do documento Tendências do Ensino Superior. O  objetivo da publicação, que está em sua terceira edição, é orientar as decisões das IES relacionadas ao seu planejamento institucional e estimular os gestores a identificar ou repensarem suas prioridades, estratégias e investimentos.

Nas edições anteriores cada especialista convidado apresentava cinco tendências. “Neste ano, com o objetivo de dar mais consistência ao texto e evitar eventuais repetições, o documento foi organizado em blocos temáticos, eliminando a fragmentação dos temas abordados e permitindo uma compreensão mais assertiva das tendências pelas IES”, assinala o presidente do Consórcio STHEM, Fábio Reis.

Ele destaca que, em 2023, 20 especialistas foram convidados a apresentar suas ideias e, na edição de 2024, foram 34. “O documento de 2025 reúne a contribuição de 81 renomados conhecedores das complexidades e dos desafios que envolvem o planejamento de uma instituição acadêmica, que expõem as principais tendências nas áreas em que atuam conforme o foco de suas reflexões, publicações e trajetórias profissionais”, registra Reis.

Segundo o presidente do STHEM, “ao longo das últimas décadas, as políticas públicas em educação superior no Brasil têm sido implementadas com o propósito de promover inclusão social, melhorar a qualidade e democratizar o acesso ao ensino superior. Por essa razão, no documento deste ano, os especialistas consultados vislumbram tendências relevantes nesse campo, entendidas por eles como prioritárias para as IES”.

A publicação é dividida em 12 temas:

  1. Políticas públicas;
  2. Liderança, gestão e transformação institucional
  3. Novos modelos acadêmicos
  4. Transformação digital, tecnologias e Inteligência Artificial (IA)
  5. Mercado educacional
  6. Sustentabilidade, ODS e ESG
  7. Formação de professores
  8. Educação a distância (EAD)
  9. Redes, conexão e internacionalização
  10. O futuro dos cursos de medicina
  11. Pesquisa, pós-graduação e aprendizagem ao longo da vida
  12. Humanização e responsabilidade ambiental e social

compartilhe:

Mais notícias