Quarta-feira, 10 de Maio de 2023 - 11h31

Presidente do Semesp fala ao Estadão sobre efeitos do Novo Ensino Médio no ensino superior

A presidente do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior de todo o Brasil, Lúcia Teixeira, falou ao Estadão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino superior brasileiro e as necessidades de aperfeiçoamento do novo modelo.

Com a suspensão do cronograma de implementação das mudanças, ela opina que o trabalho já desenvolvido pelas escolas não pode ser desperdiçado, mas que o formato deve ser aperfeiçoado. "Não há uniformidade na implementação, cada instituição está atendendo a exigências com aquilo que pode oferecer de melhor. Precisamos contornar isso investindo na valorização dos docentes, em capacitação pedagógica e infraestrutura, de modo a aproveitar todo o desempenho dos alunos", afirma.

Além disso, Lúcia acredita que um dos problemas é que o Novo Ensino Médio pode aumentar as desigualdades na educação. "As escolas públicas já tinham muitas lacunas antes. Agora, isso está sendo aprofundado. Essa falta de planejamento acabou fragilizando o modelo. Para que o estudante esteja pronto para a universidade, temos de garantir que tenha segurança para transitar entre diversas linguagens e aprender de forma integral."

Leia a matéria completa.

compartilhe:

Mais notícias