Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022 - 17h43

Pesquisa de Inadimplência do Semesp é destaque no Jornal da Globo e no Valor Econômico

O Jornal da Globo da Rede Globo e o jornal Valor Econômico deram destaque em suas edições à 14ª edição da Pesquisa de Inadimplência no Ensino Superior Privado realizada pelo Semesp, que mostra os impactos provocados pela crise econômica iniciada em 2015 e agravada pandemia da Covid-19, que ainda estão sendo sentidos pelas diversas instituições de ensino superior privadas no Brasil.

Com entrevistas do diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, os dois veículos mostraram que, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do IBGE, o número de alunos matriculados em instituições de ensino superior privadas caiu 7,12% no ano de 2021. No primeiro trimestre de 2022, a PNAD registrou nova queda de 4,3% em relação ao primeiro trimestre de 2021. A taxa de evasão anual, medida com base no Censo da Educação Superior, chegou a 32,4% em 2020, registrando crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior.

Enquanto a inflação em 2021, medida pelo IPCA, chegou a 10,16%, as mensalidades no ensino superior, medida pelo mesmo índice, registrou queda de -0,20%. Além disso, pesquisa sobre mensalidades escolares no estado de São Paulo, realizada no primeiro semestre de 2022 pelo Instituto Semesp, registrou queda do valor praticado em cursos presenciais de 18,92% e de 1,04% em cursos EAD.

O levantamento, sem caráter científico, foi realizado pelo Instituto Semesp em parceria com a Fundacred, utilizando como base uma amostra de 357 instituições de ensino superior que representam 31% dos alunos matriculados. Os dados foram coletados por meio questionário eletrônico, com participação de forma gratuita e facultativa, e por meio dos balanços patrimoniais divulgados pelas companhias de capital aberto. Esse estudo oferece um retrato atualizado dos índices de inadimplência, sob diversos aspectos, como localidade (Brasil, Estado de São Paulo, RMSP e Interior de SP) e porte (pequeno – até 3 mil alunos, médio – de 3 mil a 10 mil alunos, e grande – acima de 10 mil alunos). Além disso, foram incluídas as variações médias por modalidade (presencial, EAD) para cada período comparativo.

compartilhe:

Mais notícias