Libbs lança corticóide tópico com ação hidratante
Indicado para o tratamento de dermatites e psoríase, Topison traz formulação inovadora, com alta capacidade umectante e emoliente.
Indicado para o tratamento de dermatites e psoríase, Topison traz
formulação inovadora, com alta capacidade umectante e emoliente
A Libbs Farmacêutica acaba de lançar o Topison (furoato de mometasona), um corticóide de uso tópico, que traz importantes inovações em sua fórmula. Indicado para o tratamento de dermatites atópicas, eczemas de contato e psoríase, o novo medicamento apresenta alta capacidade hidratante, facilitando sua aplicação e contribuindo para o sucesso do tratamento.
Para as duas apresentações do Topison (creme e pomada) foram incorporados na formulação dois modernos ingredientes, com objetivo de tornar o produto mais agradável para o paciente: os TCM (Triglicérides de Cadeia Média) e a Acetamida MEA. Ambos conferem ao Topison sua propriedade hidratante, que o diferencia dos demais corticóides tópicos. Além disso, os TCM têm característica emoliente, fundamental para diminuir o ressecamento das áreas afetadas pelas dermatoses. A Acetamida MEA, por sua vez, tem capacidade altamente umectante e não apresenta potencial irritante e sensibilizante, tornando o medicamento bastante seguro para o paciente.
Segundo estudo publicado no Journal of Dermatology Treatment (1997), pacientes com eczemas ou outras patologias cutâneas que tornam a pele seca devem utilizar produtos com característica emoliente. Segundo M.J. Cork, autor do estudo, apesar de pouco utilizada na prática clínica diária, essa qualidade adicional pode fazer a diferença na hora de o paciente aderir ou não a um tratamento dermatológico. Para se ter uma idéia, 30% do resultado da ação de um medicamento para a pele vem do veículo utilizado. Os 70% restantes são atribuídos ao principio ativo.
A atividade antiinflamatória do furoato de mometasona (princípio ativo do Topison) foi investigada in vitro e em estudos clínicos controlados por placebo. Os resultados desses estudos indicam que o medicamento é potente para inibir tanto a fase inicial como tardia das inflamações associadas às dermatites, eczemas e psoríase. Sua potência também se mostra maior, se comparado com outros corticóides de uso tópico, como dipropionato de beclometasona, o acetonido de triancinolona, a budesonida e a betametasona, segundo mostrou B. E. Barton, em 1991, em estudo publicado na Immunopharmacology and Immonotoxicology.
Foram lançadas duas apresentações do Topison (furoato de mometasona): creme e pomada, ambas em bisnaga de alumínio, contendo 20 g de produto.
Outras informações sobre esta sugestão de pauta:
Renata Melo e Ana Carolina Prieto
Assessoras de Comunicação
Segmento Comunicação Integrada
renatamelo@segmentocomunicacao.com.br
carolprieto@segmentocomunicacao.com.br
Tels. (11) 3039-5655 e 3039-5600, ramais 235 e 273
Mais notícias
Todos os direitos reservados.