Segunda-feira, 08 de Agosto de 2016 - 14h27

Edifícios net zero energy serão tema de debate da Greenbuilding Brasil 2016

Maior evento da construção sustentável vai tratar de empreendimentos autossuficientes com custos 10% maiores do que uma construção comum

As dificuldades e cuidados para implantação dos chamados projetos Net Zero Energy, que tornam os edifícios produtores de toda a energia que consomem, também estarão em pauta na Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016, o maior evento da construção verde da América Latina, que acontece de 9 a 11 de agosto, em São Paulo, no SP Expo Exhibition & Convention Center.

O tema “Net Zero Energy: Da Concepção a Operação de Edifícios Autossuficientes” está relacionado à busca da autossuficiência energética no Brasil e mostra que esse conceito, quando ​estabelecido desde a construção, tem um custo adicional da obra de menos de 10% a mais do que um investimento convencional. “Temos cases que comprovam que é possível certificar um edifício LEED sem custo adicional de obra e torná-lo autossuficiente ​com cerca de 10% a mais do custo de construção, apresentando um retorno melhor do que o mercado de geração local de energia renovável tem oferecido. Para a maioria dos casos, de acordo com a estratégia adotada, o retorno do valor pode ser percebido em até quatro anos”, esclarece Rafael Ribeiro Sabetzki, engenheiro eletricista da Petinelli, que será um dos palestrantes dessa sessão.

Segundo Sabetzki, o mercado deve entender que quanto menos um edifício consumir de energia, menor será o sistema de geração necessário para as operações, com impacto de enorme relevância não só ambiental, mas também econômico. “A correta alocação de recursos em ​eficiência energética, na maioria das vezes, ​otimiza o investimento em energia fotovoltaica, melhorando seu retorno”, afirma o palestrante.

De acordo com o engenheiro civil Ricardo Cansian, da RAC Engenharia e que também será palestrante da sessão, já existem algumas normativas na legislação brasileira que permitem tornar viável a autossuficiência energética no Brasil. “Mas ainda há muito por fazer, como ​regulamentar novas ​ políticas públicas de incentivo na cadeia produtiva, como na isenção de impostos para a implantação de fábricas para produção de módulos e beneficiamento do silício. Em relação à utilização da tecnologia, maior apoio à própria geração das chamadas energias limpas como, por exemplo, linhas de financiamento com baixo custo para fontes de energias renováveis”, sugere.

Quando falamos de edifícios autossuficientes automaticamente pensamos na aplicação direta dos sistemas de geração fotovoltaica, eólica, entre outros. Segundo os palestrantes, porém esse é apenas o fim do processo. A concepção do edifício, pensando em sinergias de sistemas para torná-lo mais eficiente, deve ser o primeiro passo. “É obrigatório fazer uma análise criteriosa do consumo que o empreendimento vai demandar, já que o custo para instalar sistemas de geração de energia ainda é alto. Avaliar o cenário deste consumo, buscando a maior eficiência em todos os equipamentos com a sinergia de especialidades como arquitetura, engenharia elétrica e civil, é a chave para o êxito em edifícios net zero energy”, alerta Sabetzki.

No Brasil, uma residência no interior de São Paulo e uma creche pública em Florianópolis, Santa Catarina, foram certificados sob o conceito de Net Zero Energy produzindo a energia que consomem em todas as atividades.  

Atualmente, o país registra um crescimento exponencial na geração de energia a partir de sistemas fotovoltaicos, mas para cada obra a análise deve ser específica. É possível que para um empreendimento seja mais adequado, por exemplo, uma fonte eólica enquanto para outro haja ​excelente ​retorno com a utilização de biodigestores para produção de biogás.

A palestra de Rafael Sabetzki e Ricardo Cansian, no dia 11 de agosto, às 17h30, mostra ainda como as construções net zero energy colaboram para diminuição considerável da emissão de CO2 no meio ambiente.

Além desta apresentação, a Greenbuilding Brasil 2016 contará com a participação do Grupo Saint Gobain, que fala sobre seu programa de eficiência energética em edificações industriais, no dia 09 às 14h30, e o Grupo Pão de Açúcar que aborda a questão em redes de varejo de hipermercados, às 16h também no dia 09.  

A Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2016 é o maior evento da construção sustentável da América Latina.

Estamos nas mídias sociais!

Use a #ExpoGBC

Sobre a Greenbuilding Brasil 2016

Promovida pelo GBC Brasil, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é considerada o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. Seu objetivo é fornecer conteúdos relevantes sobre o assunto para o mercado através de três iniciativas: Exposição, Conferência e Visitas Técnicas. Destinado a arquitetos, associações e instituições socioambientais, construtores e contratantes, designers, engenheiros, entidades governamentais, incorporadores e instituições financeiras, o evento chega a sua sétima edição no país em 2016 e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Acesse a programação completa

Sobre o GBC Brasil

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 100 diferentes países, cuja missão é transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building, em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem estar da atual e das futuras gerações. Suas atividades são focadas em capacitação profissional, disseminação de informações, relações governamentais e promoção das certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa.

Serviço

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016

Data: 9 a 11 de agosto de 2016

Horário da Exposição: 10h às 20h

Horário do Congresso: 9h30 às 18h30

Local: SP Expo Exhibition & Convention Center.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n - Vila Água Funda, São Paulo

 

Mais informações à Imprensa

Natascha Ariceto / Matheus Vieira

natascha.ariceto@convergenciacom.net

atendimento2@convergenciacom.net

Tel.: + 55 (11) 3129-4232/ 3256-0453

compartilhe: